Premiação – InovaSUS

11 votos

 

SGTES premiará ganhadores do projeto “Prêmio InovaSUS”

A SGTES promove, nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, o II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde. Durante o evento, será realizada também a solenidade de premiação – Prêmio InovaSUS – valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde.

O InovaSUS foi o primeiro prêmio de Inovação na gestão do trabalho na saúde. O objetivo era identificar e reconhecer as inovações na gestão do trabalho que vem sendo desenvolvidas pelo país. Foram apresentadas 262 iniciativas de todo o país: Estados, capitais, municípios de pequeno e médio porte, com o objetivo de buscar melhoria das condições de trabalho e a valorização dos trabalhadores do SUS.

Os resultados superaram expectativas: alto número de inscrições de todas as regiões do país, experiências de grande relevância que demonstraram interesse dos gestores das três esferas pelo tema.

Ao todos, serão premiadas 20 iniciativas. A solenidade acontecerá às 18h30, com jantar de comemoração após as premiações.

II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde

O II Encontro Nacional dos Gestores do Trabalho em Saúde, nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Brasília, pretende avaliar as ações de 2011, planejar as ações de 2012 e democratizar as relações de trabalho e valorização dos trabalhadores do SUS.

O evento vai reunir técnicos do DEGERTS/SGTES, coordenadores do PROGESUS nos estados, coordenadores estaduais de recursos humanos das secretarias de Estado da Saúde e representante nacional do CONASS e CONASEMS para avaliarem as ações de gestão, regulação e negociação do trabalho em saúde.

O encontro pretende apresentar e discutir a proposta de reestruturação do PROGESUS, programa que desenvolve ações conjuntas entre os entes federados para o fortalecimento e modernização das estruturas de gestão do trabalho e da educação no SUS.

Além disso, os participantes devem aprofundar discussão sobre as estratégias de atuação da gestão do trabalho em nível regional à luz do Decreto 7508/201, que dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa; construir propostas para maior articulação entre a gestão do trabalho e a gestão da educação e; debater ações para ampliação dos espaços de negociação no SUS.

"O objetivo do encontro é fazer uma avaliação de 2011 e pactuar as responsabilidades para 2012 junto às três esferas. Começar a fazer com que os estados e munícipios tenham uma compreensão maior da importância da agenda de gestão do trabalho e articulação com a gestão da educação”, ressalta Ana Paula Cerca, Coordenadora-Geral de Gestão do Trabalho.

 O MINISTÉRIO DA SAÚDE, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), coordenado pelo Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde
(DEGERTS), divulgou as 20 experiências premiadas :

MESA MUNICIPAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE E EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE GESTÃO DO TRABALHO DO SUS/BETIM. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BETIM
(CONCEIÇÃO APARECIDA PEREIRA REZENDE).
PLANO DE CARGOS, CARREIRA E VENCIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – GERÊNCIA DO TRABALHO EM SAÚDE
(BIANCA GIANORDOLI TEIXEIRA BASTOS).
ESTRATÉGIAS PARA FIXAÇÃO DOS MÉDICOS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA SMSA/BH
GERÊNCIA DA GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA SMSA/BHTE- (MARIA INEZ RIBEIRO OLIVEIRA).
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAS PARA A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE- (MARIA JOSE FERNANDES TORRES
 E COLABORADORES).

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO E DEMOCRATIZAÇÃO
NAS RELAÇÕES DE TRABALHO.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA/PR (JUSSARA DE CASTILHOS ROSA AZEVEDO).
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DISCUSSÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS NO SUS (PCCS), DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BLUMENAU/SC- FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BLUMENAU/SC . (MARCELO BARASUOL LANZARIN).
PLANEJAR, AVALIAR, DESENVOLVER… PLANEJAR, AVALIAR, DESENVOLVER… HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO/RS – (EDENILSON BOMFIM DA SILVA).
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL SAÚDE ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE EM SÃO JOSÉ DOS
PINHAIS/PR.PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR – (GISELI CIPRIANO RODACOSKI).
SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP- (JOSE VICTOR MANIGLIA).

10º ESTRUTURA DE APOIO CONTÍNUO À GESTÃO DE SAÚDE MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPOÁ/SC (SIMONI DIAS FERNANDES DE SOUZA).
11 º O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC-
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS/SC . (ELEUDEMAR FERREIRA RODRIGUES).

12º A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS(AS) SOBRE O TRABALHADOR COMO EIXO NORTEADOR
DO PROCESSO DE TRABALHO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE JOÃO PESSOA/PB (ROBERTO CEZAR MAIA DE SOUZA)
13º CO-GESTORES DA SAÚDE: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/ARACAJU/SE -(MARIETA BARBOSA OLIVEIRA).
14º COMISSÃO PERMANENTE PARA ANÁLISE DE LICENÇA E DISPENSA PARA FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO – COPALFQP, NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO – SES/MT.- SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO. (SILVIA APARECIDA TOMAZ).
15º A BAHIA E SUA POLÍTICA ESTADUAL DE DESPRECARIZAÇÃO DOS VÍNCULOS DE TRABALHO
DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE). SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA. ( RICARDO SOUZA HEINZELMANN)
16º GESTÃO PARTICIPATIVA: ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO DO SUS.
HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO/NATAL/RN.( MILENA MARIA COSTA MARTINS E COLABORADORES).
17º INSTALAÇÃO E REGISTRO DO SISTEMA  SISTRABALHOSUS NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS
DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO- SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO. ( FABIANO LIMA DA SILVA).
18º IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE GESTÃO DO TRABALHO NO SUS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO
DO PLANO MUNICIPAL DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS – PCCS, PARA OS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BRASILÂNDIA DO TOCANTINS.-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BRASILANDIA DO TOCANTINS
(FRANCISCO DAS CHAGAS TEIXEIRA NETO).
19º SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE ESCALAS DE SERVIÇO-SICES SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. ( SYLVIO JORGE DE SOUZA JÚNIOR).
20º NÚCLEOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE – NUGETS SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA. (ELACI MIRANDA PITANGA BARBOSA). 

Fonte :https://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=39011&janela=1

 Queridos Companheiros,

  Compartilhamos aqui a lista das 20 experiencias premiadas, as quais curiosamente contemplam vários estados brasileiros, de um RIO GRANDE a outro, com destaque que, entre as experiencias de várias Secretarias Municipais e Estaduais, dois hospitais também tiveram suas experiencias de gestão/ atenção reconhecidas pelo processo seletivo, sendo estes Hospitais localizados em cada um dos dois Rio Grandes, digo RS e RN  !!

   Acima de tudo para nós, que fazemos parte da Equipe do Hospital Giselda Trigueiro, desejamos mais uma vez compartilhar esta Premiação com a PNHPolítica Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, em sua gestão de 2003 até aqui 2012 –  com sua Equipe de dedicados Consultores, Apoiadores, hoje com a Coordenação de Gustavo Nunes; assim como com o apoio dado pela querida e essencial Rede HumanizaSUS (RHS), nesse processo constante de ressignificação do trabalho em Saúde, através de sua potência, nos fluxos de encontros e troca de saberes, nesse Fórum Virtual de Educação Permanente na Saúde, que caracteriza uma das facetas  da RHS, e que tem sido muito importante para os trabalhadores do Hospital Giselda Trigueiro, que daqui participam, postando ou comentando suas experiencias e sentimentos.

 Portanto, esse Premio também é de todos Voces, de todos Nós !!

 Shirley Monteiro.