Evangelina Rosa discute Acolhimento por Classificação de Risco
A Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência em alta complexidade no Piauí, iniciou a semana com uma reunião que discutiu a construção do instrumento do Acolhimento com Classificação de Risco.
Participaram da reunião ; Maria das Dores- Comitê perinatal; Sâmia e Sheila- Fundação municipal de Saúde; Auzeni- Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado; Vilma- Saúde Estadual da criança; Soraya e Clara- apoiadoras da Rede Cegonha; Annatalia- apoiadora da PNH; Paula- Apoiadora Qualisus ; Elisiane- Enfermeira obstétrica e DR. Joaquim Parente, da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
A.C.C.R. é uma diretriz da Rede Cegonha, sendo um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessita de tratamento imediato de acordo com potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
A proposta é que o serviço seja implantado primeiramente em Teresina e, posteriormente, em todo o Estado. O objetivo é oferecer mais segurança e qualidade de atendimento aos usuários da maternidade, reduzindo assim, a mortalidade materna e neonatal.
O acolhimento deve ser realizado pelo profissional de saúde de nível superior mediante treinamento específico e utilização de protocolos preestabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência e emergência do quadro clínico dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento.
Assessoria de Imprensa