O Público e o Privado na Saúde: Planos de Saúde.
Assistindo o filme Sicko ,ele é polêmico devido ao fato de mostrar um lado até então não conhecido sobre o plano de saúde nos Estados Unidos. Muitas pessoas acham, e eu também achava que os EUA são um país “ideal” onde as pessoas desfrutam de alta qualidade de vida.
O filme mostra que para um cidadão americano possuir um plano de saúde é necessário se enquadrar em um determinado perfil, no qual são listadas a faixa etária, peso, sexo e como já não bastasse tudo isso, o indivíduo ainda não pode possuir nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde.
O que me chamou atenção foi o fato de um americano que perdeu dois dedos e o médico friamente lhe disse o preço da reconstituição de cada dedo, e logo após quis saber por qual ele poderia pagar,porque no meu entender todos os dedos daquela pessoa seriam importantes para ela.Como também no momento que ele decidiu fazer aquele tipo de plano,provavelmente não foi informado para tomar cuidado ao se acidentar para não perder todos os dedos,pois somente um ou dois dedos estariam incluidos no plano para serem reconstituidos.
No Brasil não é muito diferente, para conseguir atendimento médico é necessário horas numa fila e às vezes muitos morrem por causa desse descaso,pricipalmente do governo.Pois onde vai o absurdo de impostos que são pagos pelos cidadãos brasileiros?
Os planos de saúde no Brasil serão tão diferentes?Quantos planos são vendidos, e quando a pessoa se vê no momento mais dificil de sua vida contando que tem um plano de saúde que vai cobrir todas as suas despesas.Qual a surpresa dela?
Quantas pessoas morrem em filas nos hospitais públicos a procura de atendimento.Isso é chamado de dignidade?Direitos iguais para todos?Integralidade?Em nossa Constituição Brasileira diz: ninguém será submetido a tortura nem tratamento desumano ou degradante,mas olhe os corredores de hospitais e pense,quer tortura maior que essas,quer tratamento mais desumano e degradante.
Tenha você plano de saúde ou não, está sujeito a passar pelas piores humilhações quando precisar deles,pois é nessa hora que os pussuidores de planos de saúde conhecem a desonra e a falta de dignidade,e esta dignidade que foi conquistada através do trabalho e fidelidade prestada as seguradoras de saúde durante anos.Onde em muitos casos não se perde somente essa dignidade,mas a vida também.
Por Gladis Guimarães
Oi Zilda gostei muito do teu post, parabéns.