O Público e o Privado na Saúde: Um História Real
Há alguns anos a única coisa que eu sabia era que o SUS era ruim e que ter um plano privado era o ideal. Minha visão leiga e moldada pelo sistema, fazia de mim, mais um reprodutor dessa idéia. Como isso mudou? Quando começei a trabalhar na Assistência Social, lá vi a realidade do SUS e dos sistemas que interagem com essa rede.
Se me perguntarem se o SUS é defeituoso, eu direi sim, é tem muito a mudar, mas no SUS o paciente sempre tem atendimento, mesmo que demorem. Sou duma cidadezinha pequena, essa cidade tem um hospital que atende as outras cidadezinhas da região. Um dia num acidente terrível, um paciente veio para o nosso hospital, nesse acidente ele teve queimaduras terriveis, nosso hospital não tem estrutura para atender esse tipo de lesão. Bem só haveria duas possibilidades para ele o hospital privado e outro hospital público que não tinha vaga naquele momente, a família também movida pela mesma concepção que eu tinha, preferiu levar para o hospital privado, esse paciente saiu de minha cidade devidamente enfachado e medicado na ambulância, chegando até o hospital privado eles desenfacharam ele e olhando seus ferimentos graves, não o aceitaram. Para onde ele foi? Para o hospital do SUS, lá eles conseguiram um outro leito, não o de queimaduras, para pode-lo internar até desocupar um leito na área de queimaduras. Foi feito de tudo para salvar a vida dele. Sabe quanto cobraram por isso? Nada.
De repente você me perguntaria, mas ele morreu? Morreu, mas mesmo sem vaga foi feito de tudo para salvar sua vida. E o hospital privado que tinha leito o que fez? Nada. É uma realidade nossa, o sistema privado busca lucros, o SUS busca promover a saúde. Saúde que é um direito garantido por lei.
Vivemos num pais de terceiro mundo, com Sistema de Saúde deficiente, mas que dá direitos a todos, brancos ou negros, pobres ou ricos, velhos ou novos, etc.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. o SUS busca isso e o sistema privado busca o que?
Por Emilia Alves de Sousa
Oi mariana, seja bem-vinda à nossa rede!
Você trouxe umas questões interessantes no seu post.
O SUS como você mesma falou tem algumas deficiências. E muitos são os problemas que têm concorrido pra essa realidade. E um dos mais significativos é o reducionismo de recursos para o orçamento da saúde pública. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o custo médio da saúde ao bolso de um brasileiro é superior à média mundial. De acordo com os dados levantados, famílias brasileiras ainda destinam mais recursos para a saúde que o próprio governo.
A realidade tem mostrado que o acesso aos serviços de saúde ainda é difícil, e muitos cidadãos têm optado pelo atendimento nos serviços privados, mesmo esses, em muitos casos, não serem resolutivos, porque como sabemos, o foco da maioria é para o lucro e não para a qualidade de vida do cidadão. E tratando-se da saúde mental, o problema é mais grave ainda.
Parabéns pelo post, e aguardamos o seu retorno com mais contribuições para ampliar o debate na nossa rede!
Um abraço!
Emília