(In)ventando Multiplicidades: A Função Apoio enquanto Dispositivo de Produção de Saúde no SUS
Boa tarde!!!!
É como muita alegria e entusiasmo que crio meu primeiro post na RHS. Meu nome é Fernanda, sou psicóloga e recentemente terminei o Aprimoramento e Especialização em Saúde Coletiva. Como tema da minha monografia escolhemos a função apoio, que diz respeito às possibilidades de ampliação da potência de ação dos coletivos. Buscamos cartografar os espaços em que a função apoio se faz presente, como o apoio matricial, o apoio institucional, apoio à gestão, o apoio integrado. Partimos dos esforços de contrução e consolidação do SUS, percorrendo um caminho capaz de enfatizar as experiências de apoio no campo da Saúde. Dentre essas experiências, a Rede HumanizaSUS está presente como um lugar em que o apoio surge como força instituinte, capaz de potencializar os coletivos, inovar as práticas, incentivar e impulsionar a autonomia dos sujeitos.
É defendendo a potência desse espaço que me aprensento à rede e disponibilizo meu trabalho para aqueles que tiverem a curiosodade de conhecê-lo e de contribuir com essa discussão que só está no início…
ABRASUS!!!
Fernanda Dau
Por Emilia Alves de Sousa
Prezada Fernanda, também estamos felizes com a sua chegada na RHS, compartilhando essa informação sobre a sua monografia.
A função apoio tem sido uma temática muito discutida no processo de construção das redes de saúde, pela sua importância de articulação, possibilitando análise coletivas de saberes, de fazeres na perspectivas da implementação e mudanças de práticas.
Assim, socializar a sua monografia aqui na rede será muito importante para ampliar e esquentar o diálogo sobre essa temática. Portanto, sinta-se à vontade!
Um abraço!
Emília – Membro do grupo de cuidadores da RHS