Saúde de Belém na contra mão do SUS
13 votos
A situação da saúde em Belém do Pará encontra-se em estado de completo abandono e descaso, humanização nem pensar, os usuários correm grande risco só de precisar de assistência a sa~ude em Belém, dificilmente serão atendidos. O Conselho Municipal está todo coptado, e aprova os relatórios da gestão, por mais contraditórios que estejam. As contas apresentadas no Conselho de Saúde e na Câmara Municipal dos Vereadores de de Belém nunca batem com as informações do Fundo de Saúde do Ministério da Saúde e o Ministério Público não toma nenhuma providência. O que se pode fazer diante de uma Prefeitura tão absurda e bandida.
Por Emilia Alves de Sousa
Prezado Gerson, seja bem-vindo à RHS!
Lendo o seu relato fiquei refletindo sobre o seu questionamento: O que se pode fazer diante de uma Prefeitura tão absurda e bandida?
Creio que tem muito o que fazer, e deve ser feito. Resistência coletiva. Organização de movimentos sociais que coloquem trabalhadores, usuários, gestores, Ministério Público em roda, pra discutirem a questão. Movimentos que problematizem as deficiências da saúde local, dando visibilidade aos desmandos da prefeitura, numa perspectiva de busca coletiva de estratégias para o enfrentamento do problema. Indignação silenciosa, isolada é que não resolve.
O SUS avançou muito na oferta de políticas e programas de atenção à saúde dos brasileiros, entretanto o controle social para garantia da efetivação dessas políticas com qualidade, depende de todos nós, da nossa participação. E nada melhor para incomodar e colocar os gestores em alerta, e na “linha” do que a participação do povo. “Povo unido jamais será vencido”
Espero que você encontrem mecanismos coletivos para saírem desse impasse!
"Resistir é perceber que a transformação se faz necessária, que o intolerável está presente e que, portanto é preciso construir novas
possibilidades de vida" ( Levy, 2011)
Um abraço!
Emília