Programa Equilíbrio do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
O Programa Equilíbrio é um programa oriundo de um acordo firmado, em 2007, entre a Fundação Faculdade de Medicina e a Prefeitura do Município de São Paulo coordenado pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria da FMUSP.
Seu principal objetivo é propiciar a aproximação da criança moradora de rua com sua família e efetuar a reintegração sócio-familiar em ambiente supervisionado e com orientação especializada.
Foto: Equipe Programa Equilíbrio
O Programa, realizado por equipe multidisciplinar, oferece tratamento psicológico, psicoterápico, fonoaudiológico, fisioterápico, pediátrico, psiquiátrico orientação ou terapia familiar, além de atividades esportivas, culturais (oficinas de teatro e de comunicação), pedagógicas, e reforço escolar.
Seu grande diferencial em relação a tais abordagens no âmbito da Saúde é desenvolver-se no clube escola Raul Tabajara, no bairro da Barra Funda em São Paulo, em um espaço voltado para a promoção à saúde, longe do ambiente hospitalar e diferente dos abrigos públicos.
Todas as crianças e adolescentes atendidos passaram antes por uma avaliação médica e psiquiátrica, sendo que 88,89% apresentavam sintomas suficientes para receber ao menos um diagnóstico psiquiátrico. Entre estes 40,4% apresentavam história clínica de abuso ou dependência de drogas; 35,3% de transtornos afetivos; 16,2% de TDAH e 8,8% de transtornos de ansiedade. A vulnerabilidade de tais crianças e adolescentes também se deve à frequente ocorrência de abusos, tanto físico, quanto sexual, assim como maus tratos e negligência. Praticamente todos atendidos foram negligenciados pelos pais; 58,4% haviam sofrido abusos físicos ou sexuais sendo que 13,1% havia sido vítima de ambos.
O Programa Equilíbrio é uma proposta de atenção à Saúde dessas crianças e adolescentes que busca desenvolver o cuidado integral e ao mesmo tempo a criação de um espaço de manifestação/construção de subjetividade que considera necessidades e anseios dessas pessoas.
Também desenvolve o trabalho de suporte e capacitação para as equipes técnicas dos abrigos locais da prefeitura e para as famílias dessas crianças por meio de uma equipe volante de profissionais do Programa.
O Programa Equilíbrio encerrou o ano de 2011 com 477 pacientes atendidos, 12.143 atendimentos multidisciplinares realizados, média de 35 atendimentos por paciente; e 77 casos novos (média de 1,4 casos novos por semana).
Até o momento, a taxa de reintegração familiar é de 39,8% (188 crianças/adolescentes voltaram para suas famílias ou adotivas).
As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira.
Mais informações visite o site:
https://www.fm.usp.br/programaequilibrio/index.php
Por: Profa. Dra. Sandra Scivoletto