PNH auxilia na realização de censo em hospital psiquiátrico no interior paulista
Começou hoje o censo que vai mapear as condições de saúde dos mais de 400 usuários de saúde mental atendidos no Hospital Vera Cruz, em Sorocaba-SP.
Os consultores da PNH Cleusa Pavan, Pedro Ivo, Ricardo Pena e Stella Chebli participaram de reunião preparatória com membros do Ministério Público, Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Justiça , Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e grupos de pesquisa em saúde mental.
A partir de hoje, serão formadas seis equipes para realizar o censo no hospital, bem como inventariar as condições de saúde, família e documentação para alocar essas pessoas em outras instituições que ofereçam tratamento digno e resolutivo.
Para a consultora da PNH Cleusa Pavan, o feito é importante pelo seu ineditismo. “Nunca se teve na história da saúde mental brasileira um conjunto de forças interinstitucionais tão decididas a resolver a situação de saúde dessas pessoas.
Só no estado de São Paulo,existem hoje cerca de seis mil leitos em hospitais psiquiátricos.” Uma vez que a PNH nasceu e está muito baseada na reforma sanitária, seria improvável que não participássemos, finalizou Pavan.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
E que haja outros censos nos demais hospitais pelo país afora… Soube há algum tempo que o Hospital Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, foi derrubado. Nos anos 1980, fui estagiária de psicologia naquele manicômio e guardo até hoje tristes lembranças das práticas de desqualificação a que eram submetidos os pacientes. Cenas que evocavam literalmente as descrições de Foucault sobre o dispositivo psiquiátrico. Aulas onde médicos escarneciam a miséria psíquica que o próprio dispositivo produzia…
Iza Sardenberg