17º Encontro da Rede de Bibliotecas Fiocruz acontece de 24 a 26 de outubro

5 votos

Arte: Venício Ribeiro (Multimeios/Icict/Fiocruz)

A Rede de Bibliotecas Fiocruz realiza entre os dias 24 e 26 de outubro, o 17º Encontro da Rede de Bibliotecas Fiocruz, que terá como tema “Bibliotecas inteligentes: IA e acesso à produção científica”, que será realizado no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no formato híbrido – palestras presenciais e on-line.

O evento traz informações que podem ajudar os bibliotecários das instituições públicas a gerir melhor seu acervo e a usar a inteligência artificial no dia a dia. A abertura terá a presença de Cristiani Machado (vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Rodrigo Murtinho (diretor do Icict) e Viviane Veiga (coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz).

Com acessibilidade em libras, o Encontro contará com inscrições para cada dia, para as pessoas que só puderem participar de um ou dois dias de atividades. Na programação, haverá, na terça-feira (24), o lançamento do livro ‘Repositório, visão e experiências’, de Claudete Queiroz, coordenadora do Repositório Institucional Arca, da Fiocruz. Veja a programação completa no link: https://bit.ly/encontro-rede-bibliotecas

As inscrições podem ser feitas clicando nos links abaixo e a transmissão pelo Canal da VideoSaúde no Youtube, também será feita em links separados:

Inscrições
24/10 – https://bit.ly/inscricoesrededebibliotecas-24out
25/10 – https://bit.ly/inscricoesrededebibliotecas-25out

Transmissões
24/10 – https://bit.ly/rededebibliotecas2023-24out
25/10 – https://bit.ly/rededebibliotecas2023-25out

Aula aberta
Um detalhe na programação é que na quarta-feira, 25 de outubro, a partir das 9h, haverá o IX Fórum de Competência e Informação, com uma aula aberta que terá como tema “Literacias e práticas informacionais em Saúde: diálogos e saberes”, ministrada por Dandara Baça, da Defensoria Pública da União (DPU/DF).

A mesa de abertura contará com Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, e Marianna Zattar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento se dividirá em Mesas de Pesquisas na parte da manhã e, à tarde, acontecerá uma aula aberta do  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), com Mesas Práticas. Esta aula faz parte da disciplina ‘Fundamentos da Informação e Comunicação 2’.

O encerramento terá uma homenagem especial a Gilda Olinto, pesquisadora do Ibict e referência nos estudos de “informação, cultura e sociedade”.


A coordenadora de Rede de Bibliotecas Fiocruz, Viviane Veiga, conversou com o site do Icict sobre o evento que, a cada ano, aumenta o seu público.

Já são 17 anos do Encontro da Rede de Bibliotecas Fiocruz. Quais os avanços entre o primeiro e este último?
Foram muitos avanços. Primeiro, que as bibliotecas da Fiocruz cresceram e aumentaram em número e em sua representatividade no Brasil. Temos novas bibliotecas que foram inauguradas, a mais recente é a da regional Fiocruz Ceará. Atualmente, nós somos 19 bibliotecas na Rede, espalhadas em vários estados do Brasil.

Qual a importância da Inteligência Artificial para as bibliotecas?
A inteligência artificial tem um papel muito importante em vários segmentos da sociedade. E muito importante é aplicação da IA de forma correta no meio acadêmico e científico e na produção de conhecimento.

As bibliotecas podem e devem utilizar todas as ferramentas para aprimorar os seus serviços e atender melhor a toda a sociedade. Assim, desde trabalhos técnicos, como classificação e catalogação, o uso de IA pode apoiar e divulgar os nossos serviços, o gerenciamento de acervos, o uso de chatbots (assistentes virtuais), como também dar suporte aos nossos usuários trazendo recomendações personalizadas com base nas leituras deles, aprimorando a pesquisa científica, inclusive no uso de nossas ferramentas de busca. Em resumo, temos muitos benefícios da IA, que tornam o trabalho das bibliotecas mais acessível, mais aprimorado e mais dinâmico.

Quais palestras a senhora recomendaria para quem não é da Fiocruz?
O Encontro é um convite a todos os trabalhadores das bibliotecas da Fiocruz e de fora também – profissionais de informação, pesquisadores e estudantes – para entender melhor essa dinâmica de processo de acesso e recuperação do conhecimento.

Eu recomendo, para o público em geral, a mesa redonda do primeiro dia (24/10), onde não falaremos da biblioteca em si, mas da produção do conhecimento e o acesso à informação neste ambiente. No segundo dia (25/10), estaremos falando de competência em informação, com uma mesa mais voltada aos profissionais e pesquisadores de informação. Aliás, na quarta-feira, estaremos recebendo o IX Fórum de Competência e Informação, que é um evento para profissionais e pesquisadores da área de informação, e aqueles que trabalham ou se interessam por literacia em saúde e competência em informação. Acho que será muito interessante para todo mundo que quer entender como conseguimos alcançar a sociedade e se relacionar com ela, não só dando acesso à informação, mas fazendo com que essa informação seja compreendida por toda a sociedade.

Crédito da foto: Rede de Implementação da VODAN Brasil – Vodan BR (parceria entre Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Hospital Municipal São José (Duque de Caxias/RJ), com o objetivo fornecer uma infraestrutura capaz de permitir às unidades de saúde coletar e gerenciar dados médicos de pacientes infectados pela COVID-19).