…”Algo que CHACOALHE esse Encontro”…

13 votos

 

… “E então, eu disse prá Deise: precisamos de algo que chacoalhe esse Encontro", e ela respondeu: “Nesse caso temos que acionar a PNH”.

 

 

 

Assim discorreu a fala de abertura de Lúcia Maria C. Provenzano no 8º. ENCONTRO DAS UNIDADES DESCENTRALIZADAS DE REABILITAÇÃO de Mato Grosso pela Diretora do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, que neste ano recebeu o nome de “A REABILITAÇÃO NA PERSPECTIVA DE REDES”.

De 17 a 19 de setembro o encontro aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, MT, com cerca de 500 trabalhadores da saúde, que tiveram a oportunidade de participar de três oficinas abordando diretrizes da PNH; CLÍNICA AMPLIADA com Eliana Barbosa Siqueira; CO-GESTÃO com Maria Esther Albuquerque Vilela; e ACOLHIMENTO com Simone Eineck Alcântara e Eneida Vandoni Pereira, onde puderam compartilhar diferentes saberes, trocas de experiências, culturas da região (devido a grande extensão territorial, a vasta miscigenação e multiplicidade crenças). As oficinas foram produtivas e extremamente prazerosas, porque os profissionais puderam vivenciar na teoria a prática, construindo propostas de intervenção de mudanças no modelo de gerir suas ações na atenção e gestão. Esse encontro contou ainda com a participação de Maria Elizabeth Mori, que se dedicou na árdua tarefa de Observadora Analítica dos Movimentos e Processos da Rede de Reabilitação no Estado de Mato Grosso, em uma das falas de abertura com a ilustre, competente e sempre bem vinda Cláudia Abbês representando o Coordenador Nacional da PNH, Dário Frederico Pasche.

É relevante enfatizar que o tema deste encontro se deu a partir do curso “Tecendo Redes” com início em maio de 2007 e término em maio de 2008, uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, que contou com 150 profissionais da saúde, dos três níveis da atenção. Entre os participantes, duas eram do CRIDAC. São elas: Deise Helena Borghesan e Eliete A. Vasconcelos, que fizeram parte da UP10 da Atenção Secundária.

Com o objetivo de organizar e trabalhar em REDES, integrando os processos de trabalho e as relações entre diferentes profissionais, para lidar com a dimensão subjetiva do sujeito, nas práticas do cotidiano. O encontro foi um sucesso absoluto!

Eneida Vandoni Pereira.