Mostra fotográfica do HumanizaSUS é sucesso em Barbacena
Exposição De Volta para Casa mobiliza a cidade mineira onde foi produzida
A exposição fotográfica do Programa De Volta para Casa esteve de três a seis de abril na cidade onde foram tiradas as fotos, Barbacena – MG. As imagens dos pacientes, egressos de internação do hospital psiquiátrico da cidade, retratam a transformação do cuidado em saúde mental, refletido também no cotidiano desses pacientes enquanto cidadãos.
A mostra é uma iniciativa da Política Nacional de Humanização em parceria com a área de Saúde Mental e a Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde para trazer a tona a realidade dos beneficiários do Programa De Volta para Casa., que já incluiu mais de 2600 pessoas. Esse programa teve início em 2003 e busca a inserção social de ex-internos de hospitais psiquiátricos incentivando a organização de uma rede de recursos assistenciais e cuidados, facilitando o convívio social e assegurando bem-estar global e o exercício de seus direitos.
Em Barbacena, a mostra foi inserida na programação do evento anual da cidade, o Festival da Loucura, montado numa estrutura em forma de circo e com vários ambientes e foi visitada por aproximadamente três mil pessoas. De acordo com a assistente social e coordenadora das residências terapêuticas de Barbacena Leandra Vidal, a mostra contou com a presença dos fotografados e surpreendeu o público, que identificava o morador na foto e ao vivo, havendo troca de informações sobre essa experiência. “A sensibilidade e alegria dos ex-pacientes em se verem retratados em um outro momento de suas vidas foi algo admirado e percebido por todos. ” afirma.
As imagens captadas pela lente de Radilson Carlos Gomes deram um significado especial a essa nova forma de cuidar no SUS e reconheceram o trabalho realizado em Barbacena junto à desinstitucionalização, ultrapassando os limites do município e servindo de modelo para o Brasil. Houve também um despertar da curiosidade dos visitantes sobre o processo de inclusão dos ex-internos e mobilização de escolas e faculdades que trabalharam o tema através de seminários, palestras, peças de teatro, música e brincadeiras.
“A sensibilidade do fotógrafo em retratar o cotidiano dos moradores foi o diferencial que fez com que a exposição não se reduzisse a uma simples mostra de retratos” relata Vidal. A mostra atualmente é gerida pelo Centro Cultural da Saúde- CCS e foi inaugurada no segundo semestre de 2007 no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, passando pela Feira Nacional de Ciência e Tecnologia da capital e também por Maceió- AL, Aracajú-SE e Recife- PE. Internacionalmente, a mostra ocupou por três meses as salas da Stony Brook University, em Nova York.
A próxima parada da Exposição De Volta Para Casa é a cidade de Porto Alegre- RS, a partir do dia 09 de maio, na Usina do Gasômetro. Visite o site da Mostra Fotográfica do Programa De Volta Para Casa: https://www.ccs.saude.gov.br/memoria%20da%20loucura/vpc/index.html
Por Ricardo Teixeira
Muito legal essa notícia, Mariella!
Já há algum tempo que eu queria fazer um post com um link para este belíssimo site da Mostra que você indica. Mas jamais conseguiria fazer uma matéria tão completa sobre a Mostra, como essa que você faz. Ficou muito boa mesmo!
Parabéns!
Vou dar minha contribuição, numa linha mais fotográfica e poética (com uma ajudinha do Edu Passos) , publicando um post com uma foto da exposição e uma nova chamada para o site da Mostra.
Só pra deixar a primeira página da RHS mais bonita!
Você sabe como colocar fotos e vídeos?
Se precisar de ajuda é só pedir…
Abçs,
Ricardo