Encontro GT-Redes
No dia 24 de abril, o Grupo de Trabalho Redes (GT-Redes), com nova configuração, esteve reunido em São Paulo para dar continuidade a confecção da Cartilha sobre Redes. Estavam presentes Beth Barros, Teresa, Tadeu, Sheila e Cleusa Pavan. Debatemos sobre conteúdo e forma da Cartilha. As idéias foram convergindo e iniciamos um interessante processo de construção de uma Cartilha que performatizasse uma Rede. Ao invés de páginas a Cartilha terá "nós", que serão como dobraduras que se abrem tecendo uma cartilha/cartografia. Cada dobradura (página) corresponde a um tema, ou a um "nó" da Rede. E cada tema será escrito por uma pessoa. Os "nós" propostos foram: Sujeito; Equipe; Equipes de um mesmo serviço; Serviços de Saúde/Rede de Atenção; Saúde Pública e outras políticas públicas; Rede de Atenção e Redes Sociais. Seguindo este movimento Ricardo propos que cada dobradura comparecesse como um "post" na Redehumanizasus, e a medida em que os temas forem sendo escritos eles poderão funcionar como nós de uma rede/cartilha que iremos tecendo coletivamente na Redehumanizasus. Vamos acompanhando e tecendo este movimento e aquecendo esta produção em rede!!! GT-Redes
Por Cláudia Matthes
A Cartografia para Rolnick (2007,p.23)
é um desenho que acompanha e se faz ao mesmo tempo que os movimentos de transformação da paisagem. […] A cartografia, nesse caso, acompanha e se faz ao mesmo tempo que o desmanchamento de certos mundos – sua perda de sentido – e a formação de outros: mundos que se criam para expressar afetos contemporâneos.
Muito bom ver a produção em saúde sendo cartografada!
Uma das redes que estruturamos a partir da experiência do curso de pós, foi a Rede de Compromisso com a Vida. Estruturada:
Demanda(abuso de álcool + internações psiquiátricas) usuários da Saúde Mental – Equipe de Referência em Saúde Mental – Gestor – Hospital local – Conselho de Saúde – Prefeitura – Condica – Conselho Tutelar – Emater – Polícia Civil – Brigada Militar – Igrejas Católica e Assembléia de Deus- Câmara de Vereadores – Donos de Estabelecimentos Comerciais – Donos de Bares e “bolichos” – Rodas de Conversas – Pactuações – (tendo sempre a Rede da PNH, através do curso).
A rede também proporciou devolver as questões demandas ao Serviço para a própria comunidade pensar como resolvê-las – participar das desconstruções e reconstrução de novos “mundos”.
Um grande abraço
Cláudia