Queridos companheiros,
Com a proximidade da data de realização “Seminário a Humanização do SUS em debate”, gostaríamos de reafirmar o convite e pedir a colaboração de todos na construção do Seminário, já que se trata de um evento com uma metodologia diferenciada e que depende de nós para sua efetivação. Lembramos que todos os consultores estão convidados a produzir um texto referente a algum dos eixos temáticos, a partir das questões sobre a Política de Humanização do SUS, que serão debatidos durante o evento. Estas produções terão publicação garantida em um número especial da Revista Interface. Assim sendo, destacamos: 1) a importância do protagonismo da PNH neste debate; 2) a importância que no debate possamos apresentar e fazer valer os princípios, método e diretrizes da política; 3) a necessidade de nos orgarnizarmos imediatamente em sub-grupos que se co-responsabilizem pela preparação do debate. Cada sub-grupo deve ser agenciado pelo debatedor designado no Colegiado Gestor. O programa-proposta do evento será postado nessa rede.
Um abraço
Aline Morschel (monitora da PNH – aluna do Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional – UFES)
Edu Passos e Beth Barros
12 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por betebarros
Ricardo,
Pensamos que seria importante iniciar o processo de contrução dos textos, a partir dos eixos. Com o envio dos textos dos propositores, podemos fazer modulações nos textos originais. O que acha?
Bjs
Beth Barros
Por Ricardo Teixeira
É isso aí!
Acho que estávamos escrevendo o texto ao meu tempo (e quase telepaticamente)…
Vamos modular coletivamente os textos!
Bjs,
RT
- A lembrança de Edu Passos e Beth Barros é fundamental: este seminário se propõe como construção coletiva. Assim, cada um de nós já pode iniciar produção de questões referentes aos eixos do seminário. Usar a rede humanizasus para esta conversa pode ser interessante e potente. Bjs, Ana Heckert
Por Vera Figueiredo
Vamos em frente! Ressalto a necessidade de nos organizarmos em sub-grupos, a partir do agenciamento de nossos coordenadores da PNH.
Bjs, Vera Figueiredo
Por Altair Massaro
Beth e/ou Edu,
O Luiz Fuganti esta confirmado no evento?
bjs
Altair
Por Eduardo Passos
Altair
Todos os convidados confirmaram sua presença. Os propositores estão mandando seus txtos (S. deslande, E. mehry, R. ayres). Estes textos devem ser logo lidos motivando o debate. devemos chegar em Vitória já aquecidos. Contamos muito com a agudeza do samurai
da PNH!
Por Ana Rita Trajano
Vamos então iniciando a conversa. Enviei para Beth e Serafim material para abrir o debate sobre impactos da violência urbana no trabalho dos profissionais do SUS, o que penso estar realacionado ao Eixo 2, coordenado pelo Serafim. Gostaria muito que este tema estivesse presente na discussão sobre organização dos serviços e práticas de saúde. Em Bh a temática é emergente, a demanda de debate e reflexão junto com trabalhadores cresce a cada dia. Recentemente temos apoiado Rodas de conversa com trabalhadores do SAMU, preparando e avaliando processos junto com psicólogos e gestores. Suely Deslandes tem abordado o tema em Curso da FIOCRUZ, inclusive é autora de livro sobre o mesmo: “Frágeis Deuses: profissionais da emergência entre os danos da violência e a recriação da vida”( Ed. Fiocruz). Conversei hoje com Profa Daisy Cunha da FAE/UFMG, minha orientadora em Doutorado Conhecimento e Inclusão Social, e pesquisadora no campo da Ergologia francesa, e vamos preparar texto sobre contribuiçoes da Ergologia para a análise do trabalho em saúde. Vamos tentando nos inserir nesses debates entre academia e PNH, o que será bastante enriquecedor para nossas práticas junto aos trabalhadores/gestores e usuários do SUS, e também como pesquisadoras neste campo da Saúde Pública. .
Por Eduardo Passos
Ana Rita
O Seminário em Vitória será uma ótima oportunidade para estarmos, no debate com os propositores convidados, construindo, entre nós, falas polifônicas. O tema da saúde e violência, certamente, catalizará muitos do Coletivo da PNH.
Edu Passos
Por Ana Rita Trajano
Obrigada Edu pelo retorno, estava mesmo desejosa de um retorno para as minhas questões, e você apareceu!! Ei Serafa, cadê você, enviei produções tentando abrir o diálogo com o coordenador do Eixo 2 que até agora está em silêncio.. Não vou falar mais dos “violentinhos” como disse vc, no último encontro do CG em Brasília, quem sabe a temática do processo de trabalho e apoio aos trabalhadores da urgência, provoque alguma coisa: os acidentes com ambulâncias do SAMU, esta semana ocorreu um em Contagem/MG; em BH recentemente tivemos alguns, e em reunião com gerente do SAMU e coordenadora da Humanização em BH, concluímos ser importante analisar estes acidentes na perspectiva da organização do trabalho e não do “erro humano”, o que vc acha disso, Serafim?
Companheiros, o seminário será, sem dúvida, uma ótima oportunidade para colocarmos a própria PNH em questão, assim como também nossas experimentações, percepções e compreensões. Um espaço de abertura, uma mistura de coragem com atrevimento.
Conforme organizamos a metodologia do seminário nos cabe como coletivo da PNH uma tarefa comum: travar debates prévios para nos prepararmos para discussões, sem o qual o seminário perde seu sentido original: ser um espaço substantivo de ricos debates.
Estou responsável pelo debate do eixo 1 e gostaria de compartilhar esta tarefa com quem quiser enfrentar o tema. Para tanto, nos próximos dias, a partir dos textos do propositores – já recebemos 1 -, enviarei texto com comentários e as primeiras questões, ponto de partida para a discussão.
Seria bastante oportuno que aqueles que tiverem interesse em entrar nesta roda se pronunciassem, para que possamos formar um coletivo e organizar nosso processo de conversa virtual.
Um abraço, Dário Pasche
Coordenador Nacional da PNH
Por Ricardo Teixeira
Ótimo, Dário!
Seja num post lançando o debate em torno do seu eixo (anexando os textos dos propositores), seja num post com o seu próprio texto com comentários e questões, faça-o utilizando sempre a tag “seminário humanizasus” que já foi criada pela Beth, para identificarmos todos os post referentes ao Seminário que forem publicados na RHS.
Sugiro que você use a tag “seminário humanizasus” e crie uma tag que identifique seu eixo específico.
Digo isso aqui, para que todos os debatedores façam o mesmo em relação aos seus respectivos posts: usar sempre a tag “seminário humanizasus” (aliás, para tudo que for publicado nesta Rede que diga respeito ao Seminário!) e as tags identificadoras de seus respectivos eixos.
As tags sugeridas para cada eixo são as seguintes:
Eixo 1: “Princípios do SUS” e “Humanização das práticas de saúde”;
Eixo 2: “Humanização” e “organização dos serviços e práticas de saúde“;
Eixo 3: “Redes de produção de saúde” e “Humanização”;
Eixo 4: “Biopolítica“, “produção de saúde” e “um outro humanismo“.
Abração,
Ricardo
Por Ricardo Teixeira
É óbvio que vou falar da importância de utilizarmos a RHS para apoiar a construção coletiva do “Seminário HumanizaSUS”…
Você já criou a tag, Beth! Podemos todos, agora, começar a tecer uma teia intelectual em torno dessa tag, do mesmo modo que o GT-Redes já começou a tecer a sua teia em torno da tag “Cartilha sobre Redes”.
Como debatedor de um dos eixos, pretendo coordenar a construção cooperativa do texto a partir da RHS. Mas, quando receberemos os textos disparadores dos convidados? No caso do meu eixo, seriam os textos do Emerson e do Naomar…
A idéia continua sendo tê-los como referências para o debate, certo?
Quero, sobretudo, assinalar o potencial e a simplicidade apurada do parque de tecnologias intelectuais que temos instalado pela PNH, neste momento, coincidindo com um evento intelectual desse porte e importância.
Dá pra imaginar o que pode ser isso?
É muito propiciatório para que algo aconteça!
Tô totalmente ligado…
Bjs,
Ricardo