Seminário de saúde em Santarém – PA
Grupos de Trabalho em Humanização, Co-gestão e Acolhimento na atenção básica. Estes foram os temas das três oficinas realizadas com mais de 170 trabalhadores da saúde
O seminário teve retorno acima do esperado e foi construído a partir das experiências dos trabalhadores e gestores da região. Ano passado, a PNH promoveu dois encontros na cidade e a partir desses encaminhamentos o seminário foi construído. Foram apresentadas experiências como a “mesa solidária”, que consiste no acolhimento com alimentação dos usuários que chegam à unidade de serviço depois de longo tempo dentro das embarcações. Essa necessidade foi levantada a partir das reuniões do grupo de trabalho em humanização. “A comida é doada pelos próprios membros da comunidade”, afirma o psicólogo Luiz Guilherme Nascimento, que participa da coordenação estadual da humanização. Foram apresentados ainda trabalhos referentes a ambiência.
No sábado pela manhã a coordenadora da PNH na região norte, a psicóloga e enfermeira Teresinha Moreira, se reuniu com os consultores da região para planejar e discutir como trabalhar o dispositivo acolhimento na atenção básica. Segundo ela, esse tema é freqüente nos encontros com os trabalhadores da região.
Prioridade e agenda
Este ano uma das prioridades da Política Nacional de Humanização é a formação da região norte. “É urgente pactuar com os gestores e trabalhadores da região não só para divulgar a PNH mas também para aprofundar o conhecimento do SUS no norte do Brasil” afirma a coordenadora.
As próximas atividades na região acontecem nesta sexta e sábado, 09 e 10 de maio, com seminários de sensibilização
Para participar dessas atividades é importante contactar a coordenação estadual de humanização através do e-mail [email protected] .