Saúde: direito de todos e dever do Estado
Este foi o 3º artigo que escrevi pro jornal da minha cidade. Foi sobre a participação social, que aqui, tanto em Ajuricaba como em Nova Ramada, percebo que é mais uma forma de formalização necessária do que um grupo que busca uma efetiva participação social, em defesa dos direitos, em defesa da qualidade de vida.
Vejo que precisamos, urgentemente, trabalhar com os Conselhos Muncipais de Saúde na busca de comprometimento para com a responsabilidade social que possuem em suas mãos – afinal, representar um todo, buscar o bem estar desse todo, vai muito além de interesses políticos, que muitas vezes estão incutidos nos conselheiros… que por sinal, muitas vezes, se não na maioria delas, são representações políticas. Isto é o que percebo aqui, desejo de coração que nos outros locais, municípios e Estados, seja diferente.
Eliana E. R. Gheno
Ajuricaba/ Nova Ramada – RS
Por Eliana Elisa Rehfeld Gheno
Isto é realidade. Estava um tanto quanto tímida (é verdade, viu…) com o convite da tutora Carolina da UP Minuano e da Claudia Mattes editora do Rede HumanizaSUS em postar meus artigos neste espaço. Decidi aceitar o desafio… agora, ela e os demais, que gostam de ler, não vão mais ficar sem ‘me ter’ na rede. Serei uma usuária da rede extremamente participante.
Desejo que estejam gostando dos artigos. Mais uma vez digo, se alguém tem alguma sugestão, comentário direcionado diretamente ao assunto discutido, aceito com muito prazer. Isto me estimula a refletir mais.
Boa leitura
Eliana E. R. Gheno
Ajuricaba / Nova Ramada/RS