Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) – em Salvador – retoma o GTH
Vejam como a atual coordenadora do GTH do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) inova no convite, para sensibilizar gestores, trabalhadores e usuários, para participarem da reunião que teria como objetivo principal recompor o GTH do HGRS. Esse material foi amplamente divulgado no hospital.
Olá, você que está passando!
Pare e leia esta chamada especial!
Todos nós, gestores, trabalhadores e usuários do Hospital Geral Roberto Santos, comprometidos com a qualidade da atenção e da gestão nesta instituição pública, estamos diante de um desafio especial, que muito contribuirá para o nosso trabalho: recompor o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Isso mesmo!
Recompor,
porque ele já existe pela portaria nº 051 de dezembro de 2005.
Desafio,
porque estaremos trabalhando sob a ótica do método da tríplice inclusão, ou seja, um grupo formado pelos autores e atores responsáveis pela efetivação do SUS: gestores,
trabalhadores e usuários.
E tem mais:
um GTH que vivenciará a gestão colegiada, a ser composta por um representante dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários/familiares.
A missão do GTH?
Será, em conjunto, discutir o nosso processo de trabalho, que envolve atenção e gestão, portanto experimentar a co-responsabilização, cujo resultado será a humanização em ato.
Humanização?
Sim, sob outro olhar, entendida como:
– valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde (gestores, trabalhadores e usuários),
– mudança nos modelos de atenção e gestão,
– como foco, as necessidades dos cidadãos,
– a produção de saúde
– o próprio processo de trabalho em saúde,
valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho, além do compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e de atendimento.
Novidade!
e com muita ação pela frente,
para (re) construirmos nosso trabalho,
pois estaremos produzindo saúde e também produzindo sujeitos, (nós), os envolvidos nesse processo: representantes dos gestores, de todas as categorias profissionais (dos mais diversos setores) e dos usuários/familiares.
Agora, sobre nossa reunião:
Dia: 18.12.08 – 5ª feira
Horário: de 10h e 30 às 12h.
Local: Serviço de Integração Psicossomática da Pediatria– Ala 4 C
E aí? Aceita o desafio?
Leve essa idéia para o seu local de trabalho.
Discutam e indiquem seus representantes.
Maria Celeste de Sousa Castro
Coordenadora do GTH HUMANIZA SUS – HGRS
AGUARDEM!
Em breve relataremos como aconteceu essa retomada do GTH no HGRS, mas já podemos adiantar que a coisa lá está "quente" e com certeza vai "bombar"… para melhor!
O HGRS está sob nova direção, recém-empossada, que já deu demonstrações de seu empenho quanto à qualidade do trabalho prestado. E tem claro que não está não desvinculado das condições de trabalho, que envolve: gestão, ambiência, acolhimento, clínica ampliada, direitos dos usuários, valorização dos trabalhadores, entre outros.
Pelo que se percebe esta nova fase é uma grande aposta do HGRS!
Por Eliana Siqueira
Oi, Olga
Valeu por divulgar essa experiência do HGRS e parabéns para a Maria Celeste por estar incluindo e convidando de uma maneira tão instigante as pessoas a participar.
É um prazer enorme estar com você, Olga, e todas as pessoas que não deixam as coisas estacionarem, que vêm trazendo motivos para nos alegrar e manter acesa a chama da luta por esse SUS que existe e precisa de muita luta para ser consolidado.
Beijos e Feliz 2009 para todos
Eliana