Hospital Infantil em Santa Catarina desenvolve importante trabalho.

0 votos

Confira  o trabalho de classe hospitalar realizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis SC.

  Programa Classe Hospitalar – é um programa que foi implantado em 1999, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, com o objetivo de oferecer atendimento educacional e propiciando a continuidade da escolaridade formal, enquanto a criança permanece internada.   Leia mais …

Além disso o GTH da instituição desenvolve os dispositivos de Visita aberta, direito do acompanhantes, direitos e deveres dos usuários e ouvidoria, que já implantados há algum tempo estão em plena atuação.

Confira o texto que se encontra na página do hospital:


Visita Aberta –
É um direito que todo paciente tem de receber visitas das pessoas de vínculo afetivo, durante qualquer período do dia. Este é um fator muito  importante, pois contribui para manter a criança dentro de um ambiente familiar, sem que  ela se sinta isolada da vida. A Visita Aberta está sendo implantada das 9 às 21:30 horas.

 

 Visita Aberta – é um direito que todo paciente tem de receber visitas das pessoas de vínculo afetivo, durante qualquer período do dia. Este é um fator muito importante, pois contribui para manter a criança dentro de um ambiente familiar, sem que ela se sinta isolada da vida. A Visita Aberta está sendo implantada das 9 às 21:30 horas.

Escuta Hospitalar – é realizada por uma equipe composta de médico, psicóloga, voluntária e estagiária de psicologia. O grupo ouve todos os setores do hospital mensalmente, visando a humanização do sistema de gestão. Todas as sugestões e reclamações ouvidas são encaminhadas através de um relatório para a Direção e Grupo de Trabalho de Humanização.

Programa de Ouvidoria é responsável por coletar opiniões de pacientes, família e funcionários, contribuindo para o melhoramento da humanização do hospital. É altamente sigiloso, fornecendo respostas às perguntas e sugestões feitas. Funciona na sala do Serviço de Humanização, das 8 às 17 horas, e 24 horas nas portarias do hospital e urna. Leia mais
Programa de inclusão social para crianças, adolescentes, familiares e equipe – é um programa fundamentado na filosofia do SUS, visando promover o atendimento integral a crianças, adolescentes, familiares e equipe.

 Programa pais e acompanhantes – é um programa de humanização hospitalar coordenado pelo Serviço de Psicologia e de Assistência Social, cujo objetivo é atender os direitos e deveres dos pais ou responsáveis de crianças ou adolescentes hospitalizados.

 Programa de apoio ao funcionário – desenvolve ações de educação permanente para funcionários, abrangendo desde o acolhimento do novo funcionário até as capacitações técnicas.

Programa de pesquisa sobre humanização hospitalar – é um programa de incentivo e de coordenação de pesquisas relacionadas à humanização hospitalar, englobando tanto clientes internos quanto externos.

Programa de humanização com interação comunitária – desenvolve programas de recreação e atividades lúdicas para vincular conceitos de saúde. É realizado para comunidades do entorno do Hospital.   Leia mais …

 Programa de humanização na docência – é um programa de humanização hospitalar desenvolvido com alunos da 2ª a 5ª fases do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, visando capacitar o acadêmico no relacionamento médico-paciente-equipe, utilizando como estratégia de ensino às atividades lúdicas.

Ação de sensibilização para humanização hospitalaré uma ação desenvolvida utilizando-se de oficinas de colagens e desenhos com o objetivo de sensibilizar e divulgar a política pública HumanizaSUS.

Este trabalho tem sido desenvolvido por um GTH apoiado pela Dra Leonice Tobias e, mais recentemente, com a participação de Maria de Fátima de Souza Rovaris, ambas participantes do curso de apoiadores de 2006, parceria entre PNH/MS e FIOCRUZ/ENSP

Divulgado por:

Patrícia de S. C. Silva

Blumenau SC