Rede de Compromisso com a Vida: Co-gerindo os problemas da cidade
A Rede de Compromisso com a Vida de Pejuçara, RS, esteve reunida nessa quinta-feira, 02/4/2009 para reafirmar o compromisso com a Defesa da Vida.
Entidades como donos de bares e estabelecimentos comerciais, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, Condica, Conselho Tutelar, ESF,Vice-Prefeito, Secretario Municipal de Saúde, Equipe de Assistência Social, Hospital Local sentaram em roda de conversa para discutir os problemas locais e encontrarem soluções para os problemas da cidade.
Muito importante esse encontro que se inscreve como agenda da PNH pois, vai construindo-costurando um co-gerir dos processos de trabalho devolvendo para a polis o que ali se produz e encontrando através da autonomia e do protagonismos do coletivo novos modos de fazer.
Uma bela manhã de trabalho abrindo o leque para novos movimentos, novas Encruzilhadas de como é produzir saúde.
A Rede de Compromisso com a Vida "nasceu como interveção do Curso de Especialização em Humanização" está fundamentada na inclusão de coletivos e na importância de fomentar REDES, esta Rede em Especial tem reduzido os agravos em Saúde Mental – visa principalmente reduzir o sofrimento humano e as internações psiquiátricas.
Tem sido de grande resolutividade e deve ser sempre fortalecida.
14 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Cláudia Matthes
Vivemos em muitas ilhas onde os problemas das cidades ficam a berlinda de muitas discuçoes.
É preciso apropriar-se do mal-estar e revirar os modos como produzimos saúde.
A Roda da Rede de Compromisso com a Vida tem funcionado muito bem na resolução dos problemas locais. Estamos todos em defesa da vida.
Um grande abraço cheio de afetos e afetamos todos
C[áudia-peju
Claudia!
Estou trabalhando com co-gestão e achei muito interessante a diversidade de sujeitos na roda, bem como a forma de discutir os problemas locais e buscar soluções. Legal o trabalho no coletivo. Em um futuro próximo poderia trazer para a rede os resultados desta roda?
Parabéns!
Vanusa Dos Santos
Por Cláudia Matthes
são sem dúvida a redução de internações psiquiatricas.
E isso é um já grande ganho,
Um abraço
com carinho
Cláudia
Oi Claudia,
Que beleza essa iniciativa de vocês de colocarem em roda, os diversos seguimentos da sociedade para discutirem as demandas de saúde da população. Isso é um grande exemplo, de como produzir saúde com democracia e participação popular.
Parabéns para os organizadores e sujeitos participantes!
Um grande abraço!!
Emília.
Por Cláudia Matthes
sempre tão interessantes. São feedbacks que fazem com que o trabalho se fortaleça ainda mais.
Esse modo de trabalhar tem produzido resultados interessantes além de ampliar a potência do coletivo.
Desse encontro saiu a proposta de uma intervenção coletiva, traremos um promotor de justiça para um trabalho com a comunidade. O que fica bem claro é que saimos do lugar de "vigiar e punir" para o lugar de reeducar e incluir!
É preciso somar esforços!
Com carinho
Cláudia-Peju
Cláudia,
Essa roda está inspiradora!
Reunir essa diversidade de atores não é fácil. Ë bonito de ver esse movimento em defesa da vida!
um beijo e parabéns a Peju.
Jacqueline Abrantes
Cara Claudia, achei muito interessante esse trabalho com as instituições responsaveis pelos problemas da cidade. Acredito que esse é o caminho para se fazer saúde, com co-responsabilidade e intersetorialidade. Somos todos responsavéis por uma saúde de qualidade. Temos uma experiência parecida com essa desde o ano 2001, que a denominamos de Fórun de Qualidade de Vida de Felipe Camarão, tudo teve inicio com a preocupação com as mortes ocorridas nos trilhos do Trem que atravessa o bairro no qual trabalhamos, e conseguimos realizar encontros e caminhadas que a chamamos de Caminhada pela Vida, e posteriormente foram inseridos outros problemas enfrentados pela comunidade. Continuamos nessa luta, porém alguns momentos com dificuldades e outros bem significativos. A cidade está de parabéns. Um abraço, Meine
Por Cláudia Matthes
merece um post onde nos conta essas empreitadas.
Vamos nos ligando e apreendendo com Felipe Camarão e sua caminhada.
Um grande abraço
Com carinho
Cláudia Peju
Por Liane Righi
o teu trabalho, Cláudia.
Este mundaréu de gente, de olhares, de perspectivas. Parabéns pela tessitura. Abração. Liane
Liane Beatriz Righi
Por Cláudia Matthes
vem me ensinado.
Vamos fofocar na rede, que hoje, a tessitura foi um pouco maior.
Contou com o Prefeito, Vice-Prefeito e os Secretários. E a Rede vai se ampliando numa bela tessitura para dar conta de outras demandas da cidade.
Sai muito potente do encontro, claro, fortalecida por essa rede, pelo Dário, por você, pelo Ricardo, pela Lúcia que fortaleceram "nós" como políticos sociais.
Capazes de ouvir, capazes de responder, e não tomar para gente os problemas como nossos.
Hoje entrei na roda, com o ouvido aguçado, devolvendo ….isso é política, isso é rede, isso é colegiado gestor….isso…naum to nem ai.
Muito bom entrar fortalecida e sabendo o que é fazer nó, o que é ser rede.
Acho até que isso vai além da proposta de um curso de intervenção que talvez naum entedesse a dimensão que ia tomar.
Haja folego amiga, para tantas Encruzilhadas que estamos para encontrar!
Um grande, afetuoso, abraço
Que a UP Missioneira, com o afeto da Simone Paulon e o olhar da Lúcia Crescente e a tua presença potencializam!
Humanização na polis!
Não é trivial.
Beijos na alma, carinho no coração
e muitos abraços
Cláudia-Peju-aquecendoRedes
Estamos inspirados nas rodas que agora estão entrelaçadas por esta rede!!
Abração,
Luciane e Adriana
Por Roberto Muniz
Muito legal essa matéria! Isso nos dá a impressão que Pejuçara está com vontade de resolver os anseios da comunidade. Isso também tem que acontecer aqui em Cruz Alta também. Aqui o nosso problema é a falta de vontade na hora de internar as pessoas pelo SUS por parte do Hospital conveniado. Aliás o único.
Roberto Muniz.
Por Cláudia Matthes
Aqui na Rede você vai encontrar através da nuvem de tags as tags: hospital, hospital público entre outros noticias interessentes dos avanços da Humanização nas instituições.
É importante trazer esse discussão para a rede e poder pactuar constantemente o que cada instituição pode contribuir com relação à defesa da vida. Afinal esse é problema local que pode e deve ser resolvido afinal todos somos co-responsáveis!
Grande abraço, desejo que tudo se resolva!
Cláudia
Por Carolina Santos da Silva
Claudia!
Estas REDES são potentes porque há RODA nestas e avançamos a cada dia!!!! "Problemas" dos municípios são nossos problemas e se não houver co-responsabilização e co-gestão não haverão avanços!
Parabéns!!!
Um abraço, Carol – UP Minuano / RS