Movimento pelo Parto Humanizado protesta em frente a Maternidade de Campinas
No sábado, dia 10/11/12 o movimento pelo Parto Humanizado de Campinas se organizou para mais uma importante manifestação pública para a garantia dos direitos das mulheres. Alegando haver pouco espaço nas salas de parto a direção da maternidade restringiu o acompanhamento da mulher no trabalho de parto forçando-a a escolher entre a presença da doula ou a presença de um acompanhante. Entendendo que um direito não pode restringir outros, mães, doulas, médicas, bebês e pais foram as ruas protestar numa linda passeata até a maternidade. Uma representante das doulas e uma representante das mães tiveram uma breve reunião com a direção da maternidade em que se comprometeu a reinserir as doulas em duas semanas, após elaborado um projeto de inserção das mesmas. A bandeira pelo direito as doulas e pelo direito ao acompanhante são bandeiras universais e não se restringem a elite campineira. A luta por direitos, mesmo que se inicie em classes mais favorecidas, carrega consigo um vetor de contágio universalizante e público!
O acontecimento virou matéria do Globo na região. Sugiro leitura. Para ver a matéria acesse:
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/protesto-pede-volta-de-doulas-aos-hospitais-publicos-de-campinas.html
Por Sabrina Ferigato
Ótimo post Tadeu! eu estive presente na manifestação e foi realmente um movimento importante. As maternidades de Campinas, fazerem uso de uma lei que garante acompanhante às mulheres para inibir a participação das doulas é um movimento muito problemático de fazer uso de uma lei de proteção à mulher para coagi-la e cercear seus direitos. Um retrocesso para as mulheres, de qualquer classe social, um retrocesso para a humanização e para as práticas de cuidado.
Espero que o processo de capacitação das doulas e de inserção das mesmas no pré-parto, parto e pós parto seja um movimento comprometido com a qualificação e humanização da assistência, e não o contrário.