PLENÁRIA POPULAR DE SAÚDE DA FREGUESIA DO Ó-BRASILÂNDIA-SANTANA: UM ACONTECIMENTO MUITO ESPECIAL

16 votos

PLENÁRIA POPULAR DE SAÚDE DA FREGUESIA DO Ó-BRASILÂNDIA-SANTANA: um acontecimento há muito esperado!!!

Aconteceu,  no dia 29 de novembro de 2012,  uma “Plenária dos Sonhos”.

Fruto de parcerias profícuas com a Pastoral da Saúde, Supervisão Técnica de Saúde Fó-Brasilândia, em alguns anos de investimento ( Apoio Intensivo ao GTH-Fó/Brasilândia, Apoios Pontuais à Pastoral da Saúde de algumas regiões de SP, Apoio ao GTH MunIcipal,  Apoios Pontuais a Coordenadorias de Saúde da cidade de SP),  foi possível reunir Usuários, Conselheiros (estadual, municipal, locais), representantes de movimentos Sociais, Fóruns, consultores da PNH (ES, SC, DF, BA, SP), Pastoral da Saúde,  Pastoral da Juventude, Trabalhadores e Gestores (de UBSs, Amas, Ames, Caps, Cecco, PS, Hospitais, Nasfs, CRT-Aids, DGP-CRSO-CO, STS-Fó-Brasilândia, CRST-Fó, Suvis, Cecof, ASF, SPDM,PAI, etc), Universidades (PUC, FMU), Liderança do PT-Câmara, LAS, Movimento da Saúde, em uma Plenária Propositiva e Deliberativa, com a presença de 180 pessoas empolgadas e surpresas com presenças tão significativas.

Durante três horas de roda, estivemos discutindo a situação da Saúde dos três territórios envolvidos: Fragilidades, Potencialidades, Necessidades e Demandas da Rede, pontos programáticos de uma carta compromisso a ser discutida com a nova gestão da SMS-SP, pactuações, etc.

O material produzido foi transformado em um Documento que será entregue por uma Comissão de representantes de todos os segmentos presentes na Plenária em uma reunião de trabalho com o novo secretário de saúde da cidade ou com seus assessores. Data provável: segunda quinzena de janeiro de 2013.

A pauta definida e proposta para tal reunião com a SMS-SP foi a seguinte: apresentação sintética do movimento que nos levou até a Plenária do dia 29/11 e seus desdobramentos; apresentação de nosso Documento e os compromissos; apresentação, por parte da nova gestão, das linhas gerais da Política de Saúde para a cidade; discussão;convite para a participação da assessoria em nossa próxima reunião do dia 21 de fevereiro, às 15hs, na Igreja do Zinco.

Definimos também que, em 2013, pretendemos nos encontrar, bimensalmente, enquanto Plenária, para continuar nossa roda de acompanhamento, planejamento e avaliação das condições de produção de saúde na região.

Próxima Plenária: 21 de fevereiro de 2013.

Nem é preciso dizer da alegria estampada nos rostos de jovens, adultos, meia idade, idosos, com o que se  viveu, viu, produziu e espera-se viver e construir, coletivamente, nos próximos tempos !!!!

De minha parte, só posso dizer do quanto vale a pena o APOIO INTENSIVO, a aposta na duração (frutos advém de investimento no tempo: sem "cronos" não há intensidade), a aposta na força de sujeitos e coletivos, enfim, o trabalho com e pela paixão.