A Entrevista Social como prática acolhedora no Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA)
Dentre as conquistas oriundas da Constituição Federal de 1988 veio a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), que tornou a saúde um direito de todos e dever do Estado. Discutir um atendimento de qualidade e humanizado em saúde, seguindo os princípios do SUS e da Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, demanda uma revisão das práticas cotidianas, com vistas a valorizar a dignidade do profissional de saúde e do usuário do sistema.
No IMREA HCFMUSP, detectou-se que o ingresso de pessoas com deficiência física incapacitante ao Programa de Reabilitação apresentou diversos entraves devido a grande procura pelo tratamento, o que gerou longa fila de espera para marcação da triagem.
Em setembro de 2009 foi, então, implantada a Entrevista Social, na Unidade Morumbi, realizada pelo assistente social, com objetivo de acolher a população que procurava os serviços de reabilitação e reduzir o índice de inelegibilidade, oferecendo atendimento resolutivo ao paciente em potencial, encaminhando-o à Unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de acordo com proximidade de moradia, ou à comunidade aqueles que não seriam atendidos devido aos critérios de elegibilidade. O acolhimento também passou a oferece, tanto à família como ao paciente, informações objetivas para que possam se organizar para iniciar processo de reabilitação.
No segundo semestre de 2010 foram realizados 1417 agendamentos, 84% foram elegíveis para o programa. No ano de 2011 foram agendadas 1700 entrevistas, 89% foram elegíveis para o tratamento de reabilitação, após passarem pela triagem interdisciplinar. Em 2012, foram agendados 1561 atendimentos, 84% foram elegíveis para a triagem.
A Entrevista Social significou avanço nas práticas institucionais sob a perspectiva da humanização e de gestão. E agregou qualidade ao serviço, agilizando o atendimento e o acesso à Instituição.
Responsáveis:
Serviço Social: Renata dos Santos Bellezza, Rute dos Santos e Maria da Conceição M. Siman.
Rede Humaniza FMUSP-HC
Site: https://www.hcnet.usp.br/humaniza/index.html
Facebook: https://www.facebook.com/RedeHumanizaFMUSPHC
Por Emilia Alves de Sousa
Prezadas Renata, Ruth e Conceição,
Sejam bem-vindas à Rede HumanizaSUS!
Muito bom o seu post com a reflexão sobre a entrevista social no cotidiano profissional, do assistente social na produção de saúde.
No exercício profissional, conhecer a realidade social das demandas é fundamental, como um modo de romper com a rotina burocrática e imediatista do trabalho. E a entrevista é um dos instrumentais que nos dá essa possibilidade de conhecer o perfil dos sujeitos atendidos, a sua história de vida, suas demandas/expressões sociais, numa perspectiva de construir propostas de trabalho para as mudanças necessárias.
Aguardamos o retorno de vocês com o compartilhamento de outras iniciativas demandadas.
Um forte abraço!
Emília