INDAGAÇÕES?
11 votos
Como SEMEAR em terras INFÉRTEIS?
Como HUMANIZAR na sequidão do DESERTO?
Os desafios de se promover HUMANIZAÇÃO hospitalar se potencializam em hospitais do interior quando ainda estamos sujeitos a praticas estritamente biológicas, em que o fator humano é o último a ser pensado. Partindo ainda da situação em que as pessoas que aflinge diretamente os processos de HUMANIZAÇÃO são os que estão com as rédeas do poder nas mãos…
Complicado nadar contra a corrente…
Por Emilia Alves de Sousa
Prezado Psiricardo,
Seja bem vindo à Rede HumanizaSUS!
Você nos traz importantes questionamentos : Como SEMEAR em terras INFÉRTEIS?
Como HUMANIZAR na sequidão do DESERTO?
Fácil não é. E as respostas dessas questões, provavelmente, somente os sujeitos envolvidos nos processos de trabalho, no hospital, vão encontrá-las.
Quando iniciamos as primeiras discussões sobre a humanização no nosso hospital, também surgiram questionamentos desse tipo. E no meio das tantas discussões pessimistas, um colega de trabalho ponderou: “todas essas dificuldades e desafios serão a nossa motivação para seguirmos nessa caminhada rumo às mudanças necessárias. Se tivesse tudo bem no hospital, se tudo estivesse funcionando às mil maravilhas, não estaríamos aqui”. E os próprios trabalhadores à partir da problematização das práticas de trabalho foram buscando propostas coletivas de transformações.
Desejo bons encontros e boas discussões no hospital!
Um abraço!
Emília