Carta HumanizaSUS: Erechim RS
Vimos por meio deste socializar e incrementar nossos votos do III Encontro Macrorregional Norte/ RS HumanizaSUS. O evento foi no dia 22 de abril de 2009, na Universidade Regional Integrada – URI Campus Erechim e contou com mais de 200 participantes, entre eles: usuários, trabalhadores e gestores. Pactuamos na plenária final a criação desta "carta" aberta como forma de multiplicar nossas discussões, desejos e potências em prol do SUS que dá certo! O evento teve programação densa e já socializada em post nesta REDE, bem como os resultados em outro post. Reafirmamos nosso compromisso com este espaço coletivo na mobilização do seminário nacional, com as sementes plantadas e nossos frutos colhidos na 3ª edição do Encontro HumanizaSUS da UP Minuano/ RS.
Aprendendo com o ontem, trabalhando com o hoje e pensando no amanhã!
Na clínica ampliada temos articulado ações efetivas na saúde mental, e discutimos que podemos e devemos avançar para demais áreas.
Na assistência farmacêutica problematizamos que não compete apenas ao profissional farmacêutico a luta pela desmedicalização e o uso racional de medicamentos.
Os GTH tem disparado inúmeros outros dispositivos da PNH pelo Rio Grande do Sul a fora, como por exemplo: a co-gestão e o projeto terapêutico singular.
Na política do idoso, também incluímos a criança na conscientização da valorização dos espaços e o reconhecimento do envelhecimento populacional.
Analisamos a mudança do perfil demográfico do Brasileiro para incluir novas tecnologias de cuidado pensando em políticas públicas que possam otimizar os recursos e os resultados.
Avaliar e monitorar nossas práticas ainda está em tempo!
Por André Luís Corrêa Meira
São pontos importantes e as vezes distantes nas redes de cuidado integral. O usuário necessita ser acolhido no local de chegada. É compromisso dos serviços articularem a rede e organizarem os fluxos. De que jeito? Aproximando os serviços e constituindo grupalidade, saindo de um plano dialógico para ações concretas que não visem uma postura de "caça às bruxas". Mas, atento as características institucionais e instrumentos de composição!