Desenho do artista: Bily Ânderson Batista/RS
Clique aqui para acompanhar a "manhã" do dia 12/04 no I Congresso Brasileiro de CAPSi, que está acontecendo no RJ:
https://www.congressobrasileirodecapsi.com.br/
Atenção, as Mesas Plenárias (atividades da manhã) do CONCAPSi estâo sendos transmitidas pelo Telessaúde, através do link https://www.telessauderj.uerj.br/ava/etc/webconf.php?s=congresso
Esperamos vocês!
Tags
saúde mental6 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Caros comp@s,
A redehumanizasus.net também disponibilizou a transmissão on line dos encontros que se deram neste I Congresso de Capsi, por intermédio do post https://redehumanizasus.net/61404-concaps-i-rs
A programação das plenárias, rodas de conversa e mesas redondas mostraram ser o trabalho de um povo imensamente articulado e comprometido com as vicissitudes da saúde mental na infância e adolescência no país e a construção de saídas potentes.
Gostaríamos de saber se haverá gravações e futuras publicações sobre o que se produziu de conhecimento e mobilização em torno do tema.
Gostaríamos também de convidar todos os que quiserem manter um espaço de discussão e produção numa rede aberta como a redehumanizasus.net, ampliando o alcance desta produção para milhares de pessoas pelo Brasil todo. Atualmente contamos com mais de 12.000 usuários na RHS, entre trabalhadores, usuários e simpatizante da causa do SUS.
Iza Sardenberg
Coletivo de Editores/ Cuidadores da RHS
Por Sabrina Ferigato
Não consegui assistir ao evento ao vivo. Conseguimos ter acesso a esse vídeo em algum banco de dados disponível na internet??
bjos
Sabrina
Por Luciane Régio
Acredito que ficou gravado no canal do telessaúde UFRJ.
Vejo se consigo o Link!
Bjs,
Lu
Caríssimos integrantes da Rede capsinareforma e do Campo da Atenção Psicossocial Infanto-juvenil,
Passado já um dia inteiro do encerramento do I CONCAPSi, gostaria de dizer algo a todo mundo:
Fizemos um magnífico Congresso! E coloco o vermo assim, na primeira pessoa do plural, porque a marca maior deste Congresso (é difícil dizer isso, porque foram muitas marcar enormes) talvez tenha sido mesmo o caráter coletivo, compartilhado, democrático, que regeu o tempo todo, desde os primeiros passos de sua preparação até a concretização disso tudo em três dias intensos e infinitamente frutuosos, o CONCAPSi, o congresso que foi mesmo de todos nós.
Houve trabalhos excelentes, dispositivos novos, diversos, de trabalho, encontros, debates, e algo que nós, que propusemos este Congreso e o organizamos, sempre supusemos, o tempo todo, e que efetivamente se verificou: uma decidida disponibilidade dos participantes para o encontro com os pares, uma abertura clara e solar de encontro com os que experimentam as mesmas coisas, as mesmas dificuldades e alegrias nesse trabalho espinhoso porém generoso que praticamos. A felicidade de estar ali foi declarada por vários colegas, explícita, pública e desavergonhadamente. O máximo!
Bem, não é hora de muitas palavras e textos longos, estes nós já tivemos de sobra. É hora de cada um de nós agradecer a todo mundo, de coração: os membros incansáveis da comissão organizadora, todos os que vieram com esta disponibilidade toda de encontro e trabalho, o Toninho Horta com sua adorável saudação, o pessoal do apoio (empresa), com destaque para a Carina (recepção) e Cerqueira (audio-video na mesa do teatro) – em nome dos quais eu expresso um agradecimento às suas respectivas equipes – os smurfs, a equipe do café e tutti quanti.
O PASSEATO foi um marco, a meu ver, muito importante no último dia do CONCAPSi e o fato de ele ter ocorrido no espaço do noso Congresso dá a ele uma dimensão mais nitidamente politizada, o que o dignifica ainda mais. O Passeato recolocou na rua, no cenário público, reivindicações que são nossas também: contra a privatização da saúde, a criminalização da pobreza, a internação forçada, o projeto de Lei 7663, de Osmar Terra (PMDB/RS), o afastamento do autismo da atenção psicossocial, entre outras questões.
AO RIO GRANDE DO SUL!
E me despeço, aqui, dos colegas de campo com os versos da canção Manuel, o Audaz, de Toninho Horta, que eram o LEMA (um tanto dissipado) do CONCAPSi (Alô, Sandra Fagundes, que propôs que formulássemos um lema, recado que nos foi dado no debate da terceira plenária, sem saber que ele tinha sido proposto desde o início, mas não foi sustentado):
IREMOS TENTAR,
VAMOS APRENDER
VAMOS LÁ!
(o espírito do CAPSi)
Grande abraço, bom domingo, de retorno às suas cidades e casas, ou de descanso, como será o meu.
LUCIANO
Por Luciane Régio
CONCAPSi 2014, no RS!
Assim que conseguir, trarei algumas passagens desse importante Fórum no RJ!
Vamos ver se alguém mais do grupo "capsinareforma", sente-se convocado?
BjSUS,
Luciane
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Ouvi um pouco a fala da Cristina Ventura, mas não posso continuar pois preciso atender. Haverá a gravação para podermos ter acesso em outro momento?
Iza