Quem disse que criança não sabe defender seus direitos num colegiado gestor?
Quarta-feira (24) aconteceu no HILP o encontro mensal do colegiado gestor, reunindo trabalhadores, gestores e usuários, para mais uma rodada de discussões e problematização das questões demandadas no hospital, compartilhando problemas , decisões e afetos.
Na véspera no evento, Sérgio Henrique, Coordenador do colegiado visitou as enfermarias para divulgar o encontro e estimular a participação do pais/acompanhantes. A grande surpresa foi a manifestação de dois pacientes: o Lucas Emanoel (10 anos) e o Pedro Henrique (12), que demonstraram interesse em participar da reunião, argumentando que tinham “pedidos para fazer”. A reunião já havia iniciado quando os dois pacientes chegaram e tomaram acento ao lado do Coordenador administrativo. O primeiro a se manifestar foi o Pedro Henrique que igualmente gente grande, iniciou a sua fala parabenizando o hospital pelo bom atendimento prestado, o que deixou todos emocionados. A seguir, reclamou do banheiro da sua enfermaria, esclarecendo que o mesmo não vem sendo bem higienizado, e que vem sendo utilizado por alguns adultos. O banheiro ao qual se referiu é exclusivo para uso dos pacientes. Também fez referencia a uma infiltração de água no teto do mesmo banheiro, observada a partir da última chuva ocorrida. Na sequência, falou ainda da necessidade de uma sala de aula no hospital para que ele e outros pacientes possam estudar durante o período de hospitalização. Vale ressaltar que os dois usuários são portadores de doenças crônicas, e periodicamente se hospitalizam para realização do tratamento específico. Após a fala do Pedro Henrique foi a vez da manifestação do Lucas, que surpreendeu mais ainda, quando solicitou um espaço com computador e com acesso a internet, para entretenimento dele e dos demais. Os dois foram calorosamente aplaudidos por todos os trabalhadores e gestores presentes. O diretor administrativo reconheceu a legitimidade das reinvindicações, e prestou os devidos esclarecimentos: em relação ao banheiro informou que as providências já estão sendo tomadas para a solução do problema relatado. Sobre a sala de aula, a construção será contemplada no projeto de ampliação do hospital que está em curso. Também será discutido com os profissionais da TI a possibilidade da disponibilidade de computadores com acesso à internet na brinquedoteca, que no momento está sendo reformada.
A participação efetiva desses pequenos no encontro fez o grupo perceber a dimensão da importância que assume a gestão colegiada, fomentando uma participação protagonista e ativa dos usuários, e a certeza de que o coletivo está num caminho sem volta para a consolidação da gestão participativa no hospital.
Por Cláudia Matthes
amei o post e coloquei-o em destaque no carrossel, que bom seria se todos os adultos se apropriassem dos espaços que existem entre a política pública e o anseio das comunidades.
Esses "guris" valem ouro, parabéns pela coragem de lembrar que precisamos ter fé no futuro!!!!!
Grande beijo Emilia, grande beijo meninos, guris e piás de todas as querências!
Afetada
Peju