EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO À DISTANCIA PNH: RODA DE CONVERSA
12 votos
O curso oferecido pelo HU/UFGD, sobre PNH mostrou que humanizar é possivel ,com participação e comprometimento podemos resgatar a qualidade da saude publica.A roda de conversa foi muito produtiva ,havendo participação de todos e gerando varias ideias ,espero que essas ideias saiam do papel e que a roda de conversa não pare.
Por Wesley Roberto Ricardino
Supoe-se que esta experiência se fez ensinar que humanizar é uma forma mais calorosa de tratamento em relação ao próximo, no sentido de bem estar físico e psicológico, demandando uma atenção e preocupação com o outro, ou seja, um atendimento com maior qualidade e respeito.
Lembra-se que esse processo especial de acolhimento, deve ser direcionado não somente para o paciente/ cliente, mas também para profissionais e colaboradores dessa área.
Importante ressaltar que para chegar em um objetivo concreto, é necessário a participação de uma equipe transdisciplinar e multiprofissional, neste caso, cada profissional mantém a responsabilidade de colaborar com um parecer e, ou diagnosticar o caso em estudo, para assim todos os envolvidos acordar para uma conduta terapêutica, mais adequado para cada caso e ou paciente.
Aqui, conta-se inclusive com a “Cogestão”, que diz de uma participação de todos os integrados no assunto, como por exemplo: gestores, usuários, trabalhadores e os níveis de poder administradores do SUS.
Segundo o que vimos até então, entende-se que esta forma de trabalho assiste não somente o usuário, mas também os profissionais atuantes, neste sentido, a saúde mental e física de cada trabalhador, valoriza e qualifica o acolhimento do funcionário para com o sujeito atendido.
Portanto podemos concluir que este estudo, sugeriu grande influencia para nossa vida pessoal e profissional, resignificando o olhar para nosso interior, para assim, poder olhar para o outro de uma forma mais humana e acolhedora valorizando mais a vida e o sentido da mesma.