Compartilhando desafios do Acolhimento e Classificação de risco nos Hospitais Gerais

14 votos

Bom dia comunidade HumanizaSUS!

Nas últimas semanas recebemos dois e-mails no nosso formulário de contato de enfermeiras de diferentes instituições hospitalares relatando suas dificuldades para a implementação do acolhimento e classificação de risco (ACCR) em suas experiências. Entre as dificuldades citadas elas destacam:

– A dificuldade para a enfermagem realizar triagem em hospitais que ainda não implementaram o ACCR
– A pressão da gestão sobre os profissionais para ‘desafogar’ a espera no hospital
– A ausência de médicos no PSF e a insegurança vivida pela enfermagem que é orientada a encaminhar casos da Atenção Básica para ESF, sabendo da falta de estrutura nas unidades básicas de saúde. O encaminhamento ao PSF sem o atendimento médico esta de acordo com a Humanização?
– A dificuldade de superar a cultura hospitalocêntrica dos profissionais e da população, que quando é direcionada a procurar a Unidade Básica de Saúde, sentem-se desassistidas pelo hospital, às vezes reagindo de forma hostil com os profissionais do hospital.

Como editores/cuidadores da RHS, acreditamos que essas dificuldades podem ser compartilhadas por outros trabalhadores, gestores e usuários da rede hospitalar e nesse caso, a troca de experiências e de soluções utilizadas para superar esses desafios serão bem vindas. Contamos também com o matriciamento em rede dos nossos consultores , profissionais  e usuários que sintam-se potentes para isso…
Quem pode contribuir para o enfrentamento desses desafios?

Leitura sugerida:
– CARTILHA Acolhimento e Classificação de risco nos serviços de urgência – PNH

AbraSUS

Coletivo de editores/cuidadores da RHS