Noticia sobre clínica de reabilitação.
14 votos
Mais de cem pacientes pedem socorro em clínica de "reabilitação".
Isso nos faz pensar em quantas clínicas precisam ser fechadas.
Estamos falando de seres humanos, trancar não é cuidar.
https://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/veja-no-jh-mais-de-cem-pacientes-pedem-socorro-em-clinica-de-reabilitacao-em-goias/2565987/
Por Luciane Régio
Hoje, a TV Globo concedeu "valiosos minutos" para dar voz às Comunidades Terapêuticas! https://globotv.globo.com/rbs-rs/rbs-noticias/t/veja-tambem/v/peritos-do-inss-estao-negando-o-auxilio-doenca-aos-usuarios-de-droga-em-tratamento/2568968/ Um médico psiquiatra teve a capacidade de dizer que a desinstoxicação leva em média 2 meses! Nada de Projeto Terapêutico Singular, o tempo é dito assim… deliberadamente. Vivemos enfatizando a falta de profissionais de saúde em CTs. Teremos sempre surpresas, enquanto delegarmos o cuidado SUS a locais como esses, que não seguem a Lei 10.216/2001, ferindo vários direitos dos usuários de saúde mental, começando por violar o que a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas entende por diretriz: a redução de danos. Reclusão, abordagens terapêuticas antigas (testadas e retestadas no curso da história da saúde mental), pautadas pelo moralismo e abstinência. Até quando no SUS?
Essas CTs da reportagem estão indignadas com o INSS, pois esse libera as pessoas para retornarem à comunidade, ao trabalho!? Qual é o objetivo do tratamento mesmo? A clara preocupação com o pagamento que precisa continuar a ser efetuado pelo "particular", ou mesmo, no SUS, para "completar o tratamento de 1 ano" — já que pelo menos isso, o SUS paga 6 meses.
Clínicas… Comunidades Terapêuticas… até quando?
Sem profissionais de saúde.
Sem processos de trabalho condizendo com as políticas públicas.
E ainda discursam na mídia brasileira!