Memória da Loucura
Compartilho convite recebido para a mostra "Memória da Loucura".
O Ministério da Saúde convida Vossa Senhoria para participar da solenidade de abertura da mostra Memória da Loucura, a se realizar no dia 16 de maio de 2013, às 17h no Edifício Premium.
Edifício Premium
SAF Sul, Trecho 02, Bloco F, Torre I, térreo – Brasília – DF
Período da mostra: 16 de maio a 10 de julho de 2013
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
A exposição Memória da Loucura chega à capital federal. Durante a inauguração, será lançado o CD Hospício de Pedro II: da construção à desconstrução, uma iniciativa do CCMS e uma produção inédita na área
da Saúde Mental. O CD traça um panorama histórico da Psiquiatria no País, aborda o movimento da elite médica para a criação do primeiro hospício brasileiro, a superlotação, sua decadência e a criação das colônias agrícolas na cidade do Rio de Janeiro.
As diversas formas de tratamento, as personalidades brasileiras que fizeram história e as influências estrangeiras fazem parte da mostra que tem como objetivo ampliar o debate acerca da Reforma Psiquiátrica e mobilizar profissionais da saúde, gestores, usuários e familiares, além de sensibilizar a sociedade sobre os transtornos mentais e contribuir para a desmistificação da loucura.
Por Sabrina Ferigato
Acho muito interessante esse tipo de abordagem:
Uma mostra como essa, que traz imagens, afetos, perceptos e a história que é remota, mas ainda atual, diz mais do que um conjunto de discursos e ações ideológicas. Não que essas últimas não sejam importantes, mas exposições como essa, nos convocam de outro modo a nos implicar com a produção de novas respostas sociais á loucura
bjos
Sabrina