II Congresso Internacional de Saúde Mental em Irati – Paraná
Tall Painting by Holton Rower
https://highlike.org/video/holton-rower/
O II Congresso Internacional de Saúde Mental, VI CONPSUL e I Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial é promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-PR. Nesta edição, apresenta como tema “Atenção psicossocial e Práticas Clinico-Politicas”. A proposta é discutir questões relevantes e desafios atuais no contexto da reestruturação da atenção em saúde mental, colocando em análise as reverberações desse processo em nível local e internacional. Entre os pontos de discussão, trataremos da questão da avaliação de serviços e ações em saúde mental; psicopatologia e processos de subjetivação; redes de atenção e intersetorialidade; a clínica nos serviços substitutivos; desinstitucionalização e políticas públicas; aspectos históricos da saúde mental. O congresso visa, ainda, reunir diferentes atores e instituições, no âmbito da pesquisa, intervenção profissional (gestão e atenção) e controle social, possibilitando um diálogo múltiplo, interdisciplinar e intersetorial.
Conferência de Abertura:
Panorama internacional da Reforma Psiquiátrica: avanços e desafios em um presente incerto.
Conferencista: MANUEL DESVIAT – Médico Psiquiatra, Servicios de Salud Mental, Hospital Universitario La Paz. Madrid, España. Foi presidente da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria (1997-1993), período no qual fundou e editou as revistas Psiquiatria Pública e Revista da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria. Personagem fundamental no processo de reestruturação da assistência em saúde mental na Espanha.
Convidados confirmados para o congresso (conferências, mesas redonda ou mini-cursos):
Magda Dimenstein (Psicóloga. Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Professora Titular da UFRN);
Simone M. Paulon (Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP. Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS e consultora da Política Nacional de Humanização);
Florianita Coelho Braga Campos (Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva-UNICAMP. Professora da UNIFESP/Campus Baixada Santista);
Omar Alejandro Bravo (Psicólogo. Doutor em Psicologia – Universidade de Brasília. Professor na Universidad Icesi, Cali – Colômbia);
Marcelo Kimati Dias (Psiquiatra, Doutor em Ciências Sociais, Diretor do Departamento de redes de atenção da Sec. Municipal de Saúde de Curitiba e Professor do Curso de Medicina da PUC-PR).
Lilian Miranda (Psicóloga. Pós-doutora-ENSP/FIOCRUZ. Professora da UFRRJ);
Maria Lúcia Boarini (Psicóloga. Doutora em Psicologia – USP. Professora da UEM/PR);
Yonissa Marmitt Wadi (Graduada em Estudos Sociais. Doutora em História – PUC/SP. Professora na UNIOESTE/PR);
Gustavo Nunes de Oliveira (Médico. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM/UNICAMP. Professor do Dep. de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Coordenador da Política Nacional de Humanização-PNH).
Thaise Liara da Silva (Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem UNICENTRO).
Leda Mariza Fischer Bernardino (Associação Psicanalítica de Curitiba-APC).
Dayse Stoklos Malucelli (Associação Psicanalítica de Curitiba-APC).
João Batista Martins (Doutor em Educação – UFSCAR; Pós doutor em educação pela Universidade de Brasília. Professor da UEL).
Cecília de Castro e Marques (Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica – UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional – UFRGS. Consultora da Política Nacional de Humanização).
Por Sabrina Ferigato
Muito oportuno a divulgação desse evento na semana da luta antimanicomial Iza!
A programação está muito boa, com militantes históricos da RP e novos atores desse processo!
obrigada pela divulgação!
bjos
Sabrina