Estamos em SC em fase de articulação de nosso 1o Fórum Perinatal. Pensamos em Foruns organizados por macro-regiões que busquem o contato com movimentos sociais e usuári@s, a sensibilização de profissionais que participam da atenção ao parto e a aproximação com a atenção primária. Gostaria de saber se tem havido por parte da RC algum tipo de registro, relato, partilha, dos foruns que tem ocorrido Brasil afora. Imagino que possamos aprender com experiências que já deram certo!
Abraço!
Halana
5 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
produzirá efeitos de reverberação nos outros.
parabéns pela iniciativa!
Por Sabrina Ferigato
Oi Halana! Que bom ve-la por aqui, ainda mais com uma articulação tão importante!
Em Campinas também estamos realizando um Fórum de humanização do parto e nascimento, mas que ainda não se constituiu como um Fórum Perinatal. na última reunião que tivemos, pela primeira vez tivemos a participação de integrantes da gestão municipal, o que nos anima rumo a criação do Fórum perinatal.
Sua ideia de congregar relatos de diferentes Fóruns Perinatais me parece excelente! Desconheço se há algum movimento nesse sentido por parte da RC. Vamos tentar fazer chegar a representantes da coordenação com essa sua ideia?
Podemos propor que esse movimento possa acontecer em uma das comunidades da RHS. Já temos a comunidade da Rede Cegonha, mas que ainda não está com essa proposta… O que vc acha?
PS: podemos incluir essa imagem para seu post ir para o carrossel? Ou vc sugere outra?
bjos
Sabrina
Por Halana
Acho ótimo a idéia de criarmos uma comunidade dentro da RC para discutirmos os Foruns. Não acredito que possa haver verdadeira mudança no modelo atual de atenção ao parto sem que as mulheres estejam conscientes da necessidade dessa mudança e de seus direitos.
Estamos por aqui com uma abertura muito interessante no grupo condutor do estado e com total liberdade para criarmos esse evento, mas construímos essa relação…começamos a participar das reuniões, acompanhamos o processo de construção dos planos de ação e acho que como aqui, em outros municípios, o controle social só fortalece esse projeto.
Pensamos em aproximar a discussão da RC da APS que em alguns Centros de Saúde faz um trabalho de construção de planos de parto em grupos de gestantes, temos imaginado a possibilidade de um processo de educação permanente com as ACS para aproveitar seu potencial de “doulas comunitárias”…Enfim, imagino que boas idéias estejam surgindo em diferentes lugares e que essa troca fortalecerá nosso movimento.
Soubemos ontem que temos uma representante da mobilização social da RC para SC e nem a conhecemos…nunca participou de nenhum espaço…será que isso acontece em outros locais? Qual o sentido dessa representação?
Como já conversamos anteriormente, apesar de termos muitas ativistas pelo parto humanizado atuando em redes sociais e em suas localidades, poucas estão envolvidas com a mudança de modelo que já está em curso no SUS. Como a humanização do parto, nasce também entre as camadas médias, entre usuárias do sistema de saúde suplementar e privado muitas boas debatedoras andam por fora do processo… Imagino que poderiam ser convidadas ou mesmo convidarem-se para esses espaços. Há relatos entre algumas “ativistas” que já tentaram buscar informações de dificuldade de adentrarem nos espaços de gestão como secretarias municipais e estaduais de saúde. É claro que falta ocupar os espaços de controle social…mas fico pensando se uma divulgação dos apoiadores do MS em uma rede como a Parto do Princípio não poderia disparar diálogos importantes nos nossos municípios…
Forte Abraço!
Halana
Por Carlos Garcia Jr
Excelente ideia de ampliar nossa capacidade de visibilidade, esperamos que nossa capacidade de tomada de decisões compartilhadas também se ampliem também.
Seguimos juntos.
Abraços
Por Emilia Alves de Sousa
Prezada Halana,
Muito boa a proposta do fórum e da provocação para compartilhamentos de registros e de relatos sobre eventos similares. Além do conhecimento, dispara redes interativas.
Desejo sucesso nas suas iniciativas!
Emília