Unidade de Saúde da Família de Soledade I faz uma “roda” diferente em Natal
A USF Soledade I está localizada no bairro do Potengi, Zona Norte de Natal e inserida no Distrito Sanitário Norte. Atua com duas equipes de saúde da família em uma área de 1800 famílias adscritas. É uma unidade de pequeno porte estrutural com estrutura física inadequada por ser uma casa de conjunto habitacional adaptada para uma unidade de saúde.
Diante da falta de espaço físico, os trabalhos coletivos com os grupos organizados da localidade vêm sendo realizados na igreja local ou no conselho comunitário segundo a disponibilidade destes.
Há quatro meses, fomos convidados a participar da experiência de uma roda de conversa na USF Panatis junto à consultora da PNH no RN Sheylla Maria. Compartilhando as nossas experiências, percebemos que as dificuldades apresentadas naquela roda não eram diferentes das que vivenciamos na Unidade e que aquele espaço revelava-se de fundamental importância para a escuta da equipe e para as reflexões acerca do processo de trabalho.
Seguimos participando de algumas outras rodas no Panatis e construindo aos poucos este espaço na nossa unidade junto aos demais trabalhadores, sempre convidando algumas pessoas da rede para contribuírem com o processo. As “rodas” acontecem quinzenalmente na igreja, espaço que foi disponibilizado por meio dos usuários da unidade.
Sentimos que a roda vem oferecendo oportunidades de expor as tantas questões que nos incomodam no difícil trabalho na ESF. Compartilhamos os questionamentos e as angústias que sentíamos de forma isolada, cada um em seu lugar; estamos experimentando um fazer onde as falas, os sentimentos e as idéias do outro compõem outros significados, revelam os saberes diversos e a preciosidade daquilo que é tecido junto, em conjunto.
20 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
maria de lourdes freitas
Querida Laís,
Obrigada por estar sempre nos ensinando outras formas de fazer saúde.
um beijo Lourdinha
Lurdinha e equipe do Soledade I,
Essa roda me proporcionou um profundo sentimento de que podemos apostar nesse modo de fazer coletivo para modificarmos o que vem sendo, muitas vezes, instituido como perdido, sem solução, cristalizado.
A real arquitetura dessa roda não podemos visualizar na fotografia; contudo, ela está em pleno movimento circulante na postura de escuta, valorização do outro e abertura para o novo que se revela em cada um.
Parabéns ao Soledade I
Sigamos nos apoiando.
Jacqueline Abrantes
maria de lourdes freitas
Jacqueline,obrigada por poder contar sempre com você,você tem contribuido muito para a implementação da Politica de Humanização no nosso municipio e principalmente no Distrito Norte, sabemos o quanto é díficil atualmente .Valeu a força.
beijos Lourdinha
Por Sheylla Maria
maria de lourdes freitas
Oi Sheylla,
Você tem contribuido muito na construçao desse processo, sabemos o quanto é díficil a mudança de práticas,mas estamos tentando e contamos com o seu apoio.
beijos Lourdinha
Por Cláudia Matthes
as coisas podem até parecendo cristalizadas mas é a coragem de ousar, de quebrar calçadas de fazer diferença frente a tanta diferença.
A coragem de rir….frente a tantos que choram
a coragem de seguir em frente…quando muitos param nas encruzilhadas
a coragem de dizer dos deveres quando muitos so cobram seus direitos
e a coragem de dormir a noite e a cordar olhar-se no espelho e poder dizer fiz com amor a minha parte
e vc fez a sua?
maria de lourdes freitas
Obrigada Claúdia, pela sua bela poesia e apoio.Jacqueline fala muito em você, estou esperando o seminário para conhecer você .
beijos Lourdinha
Lourdinha e Equipe do Soledade I
É preciso ter força para ser firme
É preciso ter força para se defender
Por isso , acredito que todo este trabalho desenvolvido nas rodas de conversa, venha contribuir de forma engrandecedora para humanização da assistência e valorização dos profissionais, possibilitando uma saúde coletiva de mais qualidade.
Força sempre
Magnólia Gonzaga
maria de lourdes freitas
Querida Magnólia,seja bem vinda a rede!.
Queremos que a roda seja implantada em todas as unidades, quero que você venha participar das rodas do Soledade e Panatis,sei que você é uma lutadora do SUS.
Um beijo Lourdinha
maria de lourdes freitas
Oi Wellis,
Bem- vindo a rede.Você como gestor local a sua presença é de fundamental importância nas rodas, ela fortalece o grupo.Valeu Wellis continue contribuido e fortalecendo as rodas do Panatis.
Um abraço Lourdinha
maria de lourdes freitas
Oi Joyce,
Obrigada pela sua contribuição, a nossa tenda não deixa de ser uma roda.Você tem contribuido muito nessa construção.
beijos Lourdinha
“O valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem.
Por isso existem momentos inesqueciveis , coisas inexplicavéis e pessoas imcomparaveis ”
Fernando Pessoa.
O encontro da tenda do conto é revelador e intenso diante das historias lá relatadas envolto num momento de escuta ativa é possivel perceber o outro de uma forma única, pois quase sempre pensamos que as nossas dificuldades e problemas são maiores e mais urgentes , percebemos também que alegrias e tristezas fazem parte dessa nossa caminhada como seres humanos na terra. E o importante mesmo é o modo como enfrentamos e reagimos diante de acontecimentos que marcaram nossas vidas e muitas vezes revelam quem somos, uma vez que um turbilhão de sentimentos esta sendo extravasado seja pelo choro contido ou por palavras bem direcionadas guiadas pelas lembranças ou mesmo um silêncio internalizado.Vejo a tenda do conto como um cenário de apreciação e dialago aberto.Eu fui contemplada por passar momentos inesquescíveis como esse no estagio na USF Soledade I e que muito acrescentaram na minha formação de enfermeira, sou grata a todos da unidade e usuarios.
Joyce Morais
maria de lourdes freitas
Oi Joyce,
Obrigado pelas palavras e sua contribuição no fortalecimento das nossas rodas.
Um beijo Lourdinha
Por Shirley Monteiro
Companheiras e companheiros de Natal,
Lendo sobre este fertil encontro de Rodas, entre duas Unidades de Natal, não posso deixar de compartilhar com voces, ainda que brevemente por enquanto, as nuances das Rodas que dançam e bailam, encontros , trocas afetivas … Rodas vivas são mesmo assim, em movimento e em oscilantes formatos, do circular ao oval, e a um quadrado, na transição que dá vida a uma RODA MAIOR !!! Acontece assim mesmo com as Rodas de Danças Circulares em seu lado lúdico e precioso… Jung, o psicoterapeuta suiço, as vezes tão pouco compreendido em sua sensibilidade profunda dentro das outras abordagens da Psicologia, e hoje tão buscado e valorizado pelas áreas da Arteterapia e da Antropologia, nos fala da " Alquimia da Quadratura do Círculo" , onde esta quaternidade é mesmo um símbolo do trabalho alquímico, aqui entendido como união de elementos que levam à transformação para um estágio de evolução … PANATIS E SOLEDADE SE ENCONTRARAM …e JUNG diz mais : " A unidade é representada pelo círculo ( ou Roda), e os quatro elementos da natureza pelo quadrado, assim na revolução filosófica circular do quaternário, a puríssima simplicidade é restabelecida, pois todas as coisas em essência são contidas na roda do tres, mas no quatro elas se alegram !" … e penso eu se readaptam, flutuam, em busca de uma Roda cada vez maior !!! Breve, breve desejo fazer parte delas, não só virtualmente.
Parabéns pelo Protagonismo e Inovações de Voces !!!
Shirley Monteiro ( da SESAP !)
maria de lourdes freitas
Oi Shirley
Obrigado pelas palavras de incentivo e apoio, sabemos que toda mudança temos ousar,estamos ousando com as nossas rodas.
Um abraço Lourdinha
Lourdinha, ficamos felizes quando vemos esforços coletivos ultrapassando barreiras. As rodas aumentam cada vez mais o desejo de transformarmos a saúde da população e a nossa.
Um grande abraço, Rejane.
maria de lourdes freitas
Oi Rejane,
Essa construção é coletiva entre Panatis e Soledade l, você tem contribuido muito para construção desse processo.
Um abraço Lourdinha
Olá queridos
eu vi o seu perfil hoje e algo sobre você me motivou a se comunicar com você, eu tenho algo especial para compartilhar com você, e para enviar mais das minhas fotos para você.
Contacte-me por e-mail,
[email protected]
Hello Dear
i saw your profile today and something about you motivated me to communicate with you, I have something Special to share with You, and to send more of my pictures to you.
Contact me via email,
[email protected]
Por Laís Paula de Medeiros
Parabéns Lourdinha!
A cada roda no Panatis percebo o quanto essa metodologia da Roda pode ser enriquecedora na construção das ações em saúde, além de ser um valioso espaço de cuidado ao cuidador como tantas vezes escuto. Acredito que no Soledade I não tem sido diferente. Espero também poder participar desta roda "quadrada" que demonstra o quanto o querer fazer coletivamente pode superar inclusive as dificuldades estruturais.
Beijos
Laís