Thiago de Mello faz “fala de abertura” no curso de apoiadores de SC
Constitui-se a mesa de abertura para o Curso de Apoiadores para a PNH em SC que aconteceu no dia 22 05 de 2009 em Florianópolis com a parceria do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina.
Para este importante momento as instituições que compoem o colegiado gestor do curso foram representadas pelos Consultores da PNH na presença de Eduardo Mendes Ribeiro, Tadeu de Paula, Maria Claudia S. Matias, Patrícia S. C. Silva; Diretoria de Educação Permanente Flávio Magajewsky; Gerencia da Escola de Saúde Pública do Estado de SC Kristiane R. Sanches e Márcia Langue São Tiago; Universidade Federal de Santa Catarina representada pelo Núcleo de Pesquisa em Bioética Marta Verdi.
Muitas palavras proferidas durante esta cerimonia já na abertura buscavam a reflexão dos futuros apoiadores e todos os presentes, porém durante sua fala a professora Marta Verdi trouxe para o evento um convidado ilustre e que na sua ausência e pela sua obra compôs com o grupo um discurso de boas vindas ao mesmo tempo que de profunda reflexão: Com a palavra,
Para os que virão
Como sei pouco, e sou pouco,
faço o pouco que me cabe
me dando inteiro.
Sabendo que não vou ver
o homem que quero ser.
Já sofri o suficiente
para não enganar a ninguém:
principalmente aos que sofrem
na própria vida, a garra
da opressão, e nem sabem.
Não tenho o sol escondido
no meu bolso de palavras.
Sou simplesmente um homem
para quem já a primeira
e desolada pessoa
do singular – foi deixando,
devagar, sofridamente
de ser, para transformar-se
– muito mais sofridamente –
na primeira e profunda pessoa
do plural.
Não importa que doa: é tempo
de avançar de mão dada
com quem vai no mesmo rumo,
mesmo que longe ainda esteja
de aprender a conjugar
o verbo amar.
É tempo sobretudo
de deixar de ser apenas
a solitária vanguarda
de nós mesmos.
Se trata de ir ao encontro.
( Dura no peito, arde a límpida
verdade dos nossos erros. )
Se trata de abrir o rumo.
Também estava presente a solenidade a RedeHumaizaSUS (observem a projeção da primeira página da Rede no momento da mesa de abertura) com a notícia do Curso.
Repletos com a emoção da poesia todos receberam de forma calorosa Eduardo Mendes Ribeiro e Marco Da Ros para uma mesa sobre Políticas Públicas no Brasil. Momento este de história passada mas que constroe um presente vivido por cada um dos participantes.
Deste vivido, o grupo que agora une-se ao colegiado gestor para compor o curso de apoiadores da PNH, dá início a sua formação ao mesmo tempo que busca intervir nas práticas de atenção e gestão em seus territórios.
Além dos profissionais de SC, tivemos também a participação do Paraná com a formação de uma UP que pretende acolher os companheiros que já desempenham funções de apoiadores da PNH naquele estado, mais especificamente em Curitiba e Maringá e que desejam compatilhar esta experiência com o grupo.
A riqueza deste espaço está na confluência dos desejos de todos para fortalecimento da PNH em SC e no Paraná.
O colegiado gestor estava reunido desde o dia anterior afinando os instrumentos para o grande início. Em especial tivemos neste momento a importante participação do consultor da PNH Tadeu de Paula no sentido de construir com o grupo um olhar avaliativo não só sobre o momento que aconteceria no primeiro encontro presencial , mas ao longo de todo o curso.
Assim com momentos de encontros em formatos variados construimos um "bom encontro" que continua no virtual até o próximo presencial.
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC
Por Dario Frederico Pasche
Maria Claudia e demais companheiros/as,
O curso de formação de apoiadores, que resultou de trabalho de muitas "mãos" e instituições, tenho certeza, será um marco para a humanização em Santa Catarina. A compreensão e exercício de processos de formação como intervenção, nos permite um duplo exercício, que potencializa nossas ações: ao mesmo que são estratégias de capilarização, de fazer conhecer a política, são um forte movimento de experimentação de princípios, método e diretrizes da PNH, e isto faz toda a diferença, pois a rede que se forma em torno desta experimentação se apresenta como apoio coletivo.
Que vocês se encham de bons problemas. Abraço, Dário
Coordenador Nacional da PNH