CÂNCER E ATENDIMENTO PELO SUS
O Estado trabalha na forma de referenciamento, não são todos os hospitais que podem trabalhar com pacientes do SUS com câncer, somente os cadastrados. Contudo na questão do câncer não existem leitos suficientes para atender a demanda existente principalmente para tratamento cirúrgicos. A lista de espera é três a quatro vezes ao oferecido sendo também nos casos de necessidade de radioterapia onde pode-se levar dois a três meses de espera o que muitas vezes agrava o quadro do paciente. A organização da rede de oncologia do sus está muito a quem do necessário. O trabalho da rede humaniza sus busca apresentar tudo que existe de bom e positivo nos SUS, vamos agregar nesta construção humanista o paciente com câncer e seus familiares pois temos um grande número de profissionais que podem trabalhar ( psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais,enfermeiros, médi-cos, etc…)
Para refletir:
Momento vivido,
Momento sonhado, Saúde vencendo a doeça,
Vida vencendo a morte.
A luta que nunca acaba,
Vida que vence sempre.
Mesmo quando não vence,
Mesmo quando não acaba.
Cátia Bairros Ferreira
(15 out.2011)
Por Stella Maris Chebli
Andrade:
Pois é, ainda precisamos qualificar bem mais a nossa saúde pública! Dignificá-la, e fazer com que todos os que precisam de cuidados possam ter acesso. Essa luta é constante!
Temos grandes companheiros engajados nessa utopia que trabalham com pacientes terminais. Esses médicos tem uma sensibilidade tão acurada e acolhem tão delicadamente os pacientes e familiares que às vezes me pergunto por que nas demais clínicas essa sensibilidade se perdeu…
Abraços
Stella Maris