3º OFICINA EM ARAPIRACA PARA GERENTES DE UNIDADES E DIRETORES DE DEPARTAMENTOS
Na 2º Oficina que realizamos, uma das observações colocadas pelos gerentes de Unidades, foi a necessidade de um encontro com os diretores de departamentos, para que fossem colocadas algumas dificuldades e progressos também! Sendo assim, fizemos a 3° com uma roda de conversa entre esses agentes! Foi um momento rico, todos falaram e sentiram-se acolhidos.
Aproveitando ainda o calor da oficina de ontem, não poderia deixar de compartilhar minha satisfação com os resultados até agora alcançados. Lógico que temos um mundo de coisas pela frente, ainda bem! E que assim seja!
Não há dúvidas de que fazer humanização não é a “descoberta da roda”, mas é fazer essa roda girar, é voltar à fazer humano o que está quase desumano. Acho interessante a nomenclatura de Humanização, humanizar o humano? Como assim? Onde perdemos o fio da meada?
Sinceramente, pra mim são questões secundárias, parto do pressuposto de que contra fatos não há argumentos, e nossos fatos mostram que é hora de agir, de mudar(sim, é um processo lento), mas sem começar fica difícil! Clichê, mas é fato!
Aliás, sair das oficinas com nó na garganta só me faz lembrar que sou humana mesmo e que sendo assim, sou um mundo, como todos ali.
Não vou banalizar a humanização
O que posso é desumanizar essa banalização!
Aline.
Por patrinutri
Este movimento nos mostra que o desencantamento produzido em muitos espaços de trabalho na saúde em decorrência da verticalização das relações pode ser transformado pela roda de conversa, pela inclusão, pelo compartilhamento de experiências.
Humanizar as instituições, espaços de trabalho se dá pela Co gestão!
Parabéns pelo trabalho!
Patrícia S C Silva
Coletivo de Editores / Cuidadores da Redehumanizasus