Participação do DSEI VILHENA-RO, no Grupo Técnico -GT decreto 7.508 (RO)
Boa Tarde!!! Coordenadores e Apoiadores!!!
Estamos participando de um espaço importante dentro do Estado de Rondônia, e achei importante descrever um pouco desses arranjos; já que começa ser visualizada a saúde indígena dentro dos espaços colegiados ( CIR,CIB) e Grupos de Trabalho -GT (Decreto e Redes de Atenção).
Os Estados estão formando Grupo Técnico Estadual – GT para condução do processo de elaboração do COAP; e elaboração dos instrumentos de planejamento integrantes do COAP: Mapa da Saúde, Mapa de Metas dos Indicadores e da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde;definição dos momentos de elaboração do Mapa da Saúde, mapa de Metas e indicadores do COAP e da Agenda de Compromisso; além do reforço do GT Estadual aos GT- Regionais nos espaços da CIR.
Articulação das equipes da Saúde Indígena dos DSEI para realização de Reunião Técnica de divulgação e sensibilização acerca do Decreto 7.508/2011 com os profissionais de saúde das equipes EMSI, chefes de Polo Base, CASAI’ s, dos dois DSEI.
Na próxima reunião do GT-Decreto dia 27/09 a pauta será Saúde Indígena.Onde o DSEI Vilhena irá apresentar os dados e informações para incorporarem ao Mapa da Saúde das respectivas Regiões de Saúde.
Neste contexto surge a proposta de um documento orientador para se trabalhar o COAP com interface saúde indígena. Os Gestores do SUS percebem que se faz necessário o planejamento conjunto para a operacionalização de mudanças que estão ocorrendo nas rede do SUS em decorrência do decreto e a inserção da saúde indígena.
E coloco aqui a proposta de construir um documento orientador para a saúde indígena na inserção do COAP. O que acham???
AbraSUS!!!
Mariana Kely
Apoiadora Institucional Distrital da SESAI/MS
DSEI VILHENA/RO
Por Roberto Guerrero Marques
Oi Mariana,
O seu posicionamento relativo a participação nas discussões nos colegiados intergestores do SUS é fundamental. Penso que não podemos perder esta oportunidade de se fazer entender qual é e o porque da política de saúde indígena. Participar em GTs como você cita é a janela desejada para finalmente nos integrarmos ao SUS e dar um passo importante para garantir a integralidade à saúde dos povos indígenas. A participação do DSEI em todo o processo de implementação dos dispositivos do Decreto nº 7.508 em regiões com população indígena é o tema que nos tem exigido muita energia e reflexões, algumas vou citar para posterior discussão porque já existe a proposta de "Forum" para isso e que devemos abrir o mais rápido possivel. Para destacar um dispositivo do Decreto podemos citar o COAP que pode/deve pautar-se nas seguintes informações relativas à atenção à saúde da população indígena de acordo com as peculiaridades/especificidades de cada DSEI:
as características da população indígena residente na região (Mapa da Saúde);
os fluxos de referência para a atenção especializada do usuário indígena na rede de ações e serviços de saúde do SUS;
os estabelecimentos de saúde indígena existentes na região e sua integração aos complexos reguladores;
as estratégias de acolhimento à população indígena beneficiária;
as responsabilidades quanto ao transporte do paciente indígena e acompanhantes;
a integração/relação do subsistema com os sistemas de informação em saúde oficiais;
necessidade de procedimentos da atenção básica complementar e da media e alta complexidade ambulatorial e hospitalar definidas e pactuadas; e
os indicadores específicos da saúde indígena pactuados.
Essas são algumas das idéias que temos e que devemos aprofundar para finalmente chegarmos no que você propõe sobre um documento orientador sobre este processo. Inclusive já elaboramos uma minuta e estamos apenas verificando a adesão para discussão com os outros atores envolvidos na implementação do Decreto.
AbraSUS é legal.
Roberto