Constituição do Fórum Perinatal da Rede Cegonha em Santa Catarina
Representantes das diversas instâncias envolvidas com a saúde em Santa Catarina se reúnem hoje em Florianópolis para constituição do Fórum Perinatal Estadual da Rede Cegonha.
Num movimento de conexão em favor do parto humanizado, onde a mãe, o bebê e sua rede social são os protagonistas do nascimento.
Como diz Sônia Lansky é nossa ousadia devolver o protagonizámos do parto a mulher e a criança .
Por isso, envolvemos os profissionais de saúde da atenção básica, hospitais e maternidade, saúde indígena, sistema e controle da mortalidade materna, direitos das mulheres e das crianças e adolescentes, movimento Parto Plural, Política de humanização, Ministério da Saúde área da Saúde da Mulher e Rede Cegonha estadual, Educação Permanente e muitos outros parceiros.
Acreditamos no movimento coletivo gestão, profissional de saúde e usuários e seus movimentos organizados reunidos em um espaço político que possa modificar a triste estatística de altas taxas de cesarianas, mortalidade materna e infantil e em favor a vinculação mãe, bebê, família na hora do parto.
Muiyo há que se fazer, mas estamos esperançosos que há espaço para mudar esta realidade!
Por patrinutri
O Fórum continua agora a tarde com uma mesa Como a instituição vê a Rede Cegonha e o que pode contribuir na sua construção? Com a participação
da Prof a Clair Castilhos da Rede Feminista,
Jorge Cobra do Conselho Estadual de Saúde
e Elaine Lima do Conselho Estadual da Criança e Adolescente.
Na sequência outra mesa busca responder Qual a contribuição na Rede Cegonha tendo o
Diretor da Maternidade Carmela Dutra Ricardo Maia Samawaysr,
Gersa de Joinville Maria da Graça Teixeira Portes
e DSEI Interior Sul Kátia.