DSEI Vilhena realiza capacitação em tuberculose para Agentes Indígenas de Saúde

2 votos

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, através do Polo Base de Juina, realizou, nos dias 10 e 11 de setembro, uma capacitação para 25 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) sobre o Programa de Tuberculose, enfatizando a importância do tratamento e atividades de vigilância para detecção precoce da doença, de acordo com os sinais e sintomas. A capacitação faz parte de um projeto desenvolvido pela Equipe Multiprofissional de Saúde Indígena (EMSI) para intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios nas aldeias pertencentes à etnia Rikbaktsa.

O projeto ainda contempla a implantação do Tratamento da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) nas aldeias de abrangência do Polo Base de Juína e busca ativa de sintomáticos respiratórios nos locais com maior número de casos nos últimos cinco anos. O programa conta com a  parceria do município de Juina, através do Centro de Referência de Tuberculose, Estado do Mato Grosso, Escritório Regional de Saúde de Juína e Pastoral da Criança.

"A tuberculose pulmonar é uma doença prevalente nos indígenas da etnia Rikbaktsa. Nos últimos dois meses, houve aumento de pacientes com Ttuberculose Bacilífera, sendo necessárias medidas emergenciais que deverão ter continuidade pela Equipe Multiprofissional de Saúde Indígena de Juína", informou a coordenadora do DSEI Vilhena, Alda da Silva Uchôa.