Interdisciplinaridade e atuação do Profissional da Psicologia

11 votos

   A interdisciplinaridade é hoje um assunto familiar em todas as áreas de conhecimento. Refletindo sobre o assunto, como acadêmica de Psicologia (FISMA), venho deixar minha colaboração aos demais.

   Temos uma visão da área da saúde atualmente fragmentada, o que antes se via paternalismo, a visão do médico como aquele que único poderia curar todos os males. A fragmentação ocorre e possibilita a interação das diversas áreas (microbiologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, ciências sociais e tantas outras), para ampliar uma forma adequada e eficiente de tratamento.

   O Psicólogo vem ganhando papel importante, sensibilidade na equipe, apoio, organização de demandas, atenção à usuários e familiares, incorporação de hábitos saudáveis, aconselhamento, acolhimento.

   A atuação de psicólogos vem colaborando para a importante quebra de modelo clínico único como atividade, libertando os profissionais para as tantas áreas que atualmente são propostas.

   A interdisciplinaridade na saúde propõe o encontro de saberes, a experiência de trocas e técnicas, novos questionamentos que só tem a contribuir para a comunidade.

   É preciso a quebra de barreiras no trabalho interdisciplinar para uma ação recíproca, reformulação de práticas, levar em consideração a saúde e o bem estar da população atendida.

 

Bibliografia: 

ANGERAMI,V.A.Psicologia da Saúde- Um novo Significado para a prática clínica.