CAFÉ, PROSA E ENFERMAGEM
Rodas de conversas onde as alunas de Enfermagem do curso de graduação de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFRN, expõem ao grupo de Enfermeiros preceptores e assistenciais do Hospital Universitário Onofre Lopes os resultados de suas pesquisas científicas. Abre-se rodas de conversas numa perspectiva de ressignificar a divulgação dos resultados encontrados em pesquisas desenvolvidas de uma forma informal e criativa com vistas ao intercâmbio de conhecimentos entre discentes e preceptores. Nesse sentido, o engajamento ativo de diferentes culturas torna-se fundamental para uma discussão de qualidade, que prepara tanto profissionais quanto alunos para o ambiente de trabalho em que irão atuar. Esta mostra fomenta a discussão no Hospital Universitário Onofre Lopes, tendo como objetivo valorizar o trabalho acadêmico desenvolvido na nossa e outras instituições. Estimular o compartilhamento de conhecimentos através do debate dos resultados encontrados com vias ao enriquecimento da pesquisa através da prática profissional.
Este é um projeto inicial e experimental com o corpo de Enfermeiros do HUOL, que pretendemos expandir para todos os demais profissionais da instituição e quem sabe para outras instituições. Como forma de estimular a integração do conhecimento acadêmico a práxis diária dos preceptores estimulando iniciativas inovadoras que contribuam de fato com a melhoria da qualidade assistencial, gerando resultados positivos para a sociedade, fomentando o SUS que dá certo, focando a muldisciplinaridade através da Clínica ampliada.Neste caso o tema das rodas de conversa seria: Café, prosa e interdisciplinaridade. Compartilhando conhecimentos, experiências que dão certo, dificuldades e desafios. Aprendendo juntos!
Por Sabrina Ferigato
Excelente iniciativa, principalmente por partir de uma idéia de ampliação da clínica. de uma conversa que se inicia no interior de um núcleo tão preciso para a saúde e se expande para a interdisciplinaridade.
Penso que a enfermagem como uma profissão central no campo da saúde, tem muito a ensinar para as demais disciplinas. o campo de trocas qualifica a atenção e o processo de trabalho. parabéns