Mato Grosso do Sul no II Seminário Nacional de Humanização
O Mato Grosso do Sul também teve participação ativa no II Seminário Nacional de Humanização!
Estivemos em Brasília com um grande grupo de profissionais de diversos municípios e Instituições do nosso Estado.
Durante o evento pudemos trocar experiências e enxergar novas possibilidades em prol de um SUS mais humanizado. Nas participações em rodas, mesas e demais atividades temos certeza que voltamos para casamais embasados e enriquecidos pela dinâmica do Seminário.
Ao final realizamos uma roda para definirmos novos rumos, sistematização das ações e implementação do trabalho já iniciado.O grupo realmente acredita em mudanças e cada um tem sua contribuição nesse processo.
Diante disso, damos destaque à brilhante participação da farmacêutica Fabiana Vicente de Paula, residente no município de Itaporã, que venceu na categoria "Acolhimento" com a apresentação de seu pôster entitulado Farmácia Solidária cuja diiretriz ligada a seu trabalho é: Estimular práticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando ações intervencionistas desnecessárias. Seu trabalho é realizado na Farmácia Municipal de Itaporã – MS , que justifica-se para humanização da saúde por racionalizar e adequar o uso de medicamentos, vejo esta prática como uma forma de prevenção para automedicação, intoxicação de medicamentos; ensinar o uso correto dos medicamentos e uma forma de ajudar o próximo.
Resumo do trabalho:
O trabalho funciona da seguinte forma:
Dentro da Farmácia Municipal, temos um espaço reservado na prateleira para os medicamentos doados, sendo estes doados pela população e médicos que doam amostras grátis.
Quando são feitas as doações, os medicamentos passam por uma fiscalização com a Farmacêutica, que observa lote, data de validade, estado físico, etc.
Sendo aprovado, é encaminhado para o determinado espaço reservado denominado Farmácia Solidária, e de acordo com a demanda (receitas prescritas) são entregues aos pacientes. Lembrando que os profissionais que realizam esse serviço, são os mesmos que trabalham na Farmácia Municipal.
Parabéns Fabiana!
Parabéns Mato Grosso do Sul!
Por Keila Regina de Oliviera
Keila Regina
Cuidando do Cuidador/ HRMS
Grande participação mesmo do Estado de Mato Grosso do Sul, que com certeza marcou presença com suas experiências na Implantação da PNH no Estado como também acredito que todos os participantes ganharam mais conhecimentos nas trocas de experiências, nas participações das rodas e das mesas que tiveram propositores que enriqueceram nossos trabalho com suas experiências e vivências.
Espero que todos tenham entendido que fazer Politica Pública requer muita paciência e um jogo de cintura para driblar as adversidades. Que todos tenham entendido que o SUS e suas politicas são ações de construção por pessoas que se doam, por acreditar que o SUS que Queremos pode e um dia vai acontecer, mas não será por pressão e nem por opressão, mas sim pelo amor daqueles que acreditam e mesmo contra essas adversidades estão ai na luta por garantias de direitos de todos os cidadãos.