Acolhimento em rede na Atenção Básica : como fazer
Para fortalecer a diretriz Acolhimento, e fomentar as discussões sobre o modo de fazer saúde nos seus serviços, a Política Nacional de Humanização promoveu no dia 13 de março um Mini-Curso sobre Acolhimento, durante a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, em Brasília – DF.
Ao contrário do título desta matéria e do que o nome ‘mini-curso' pode parecer, a atividade não trouxe fórmulas prontas ou qualquer passo a passo sobre o que é acolher num serviço de saúde. "Fizemos um mini-curso para dizer que não é possível enrijecer o acolhimento e o modo de fazer saúde ", afirmou o coordenador da PNH no Nordeste do Brasil, Dagoberto Machado, que juntamente com o médico sanitarista de Aracaju – SE João Cavalcante, organizou a atividade.
A partir de um caso de Acolhimento ( ou melhor, de não acolhimento), descrito neste link , os participantes puderam construir coletivamente o conceito de acolhimento, a partir das experiências dos participantes, bem como com os relatos sobre desafios e limites para a implantação do acolhimento.
Eles falaram da experiência em Sergipe, cuja discussão de Acolhimento com Classificação de Risco na Rede Cegonha e na Rede de Urgência e Emergência está se consolidando a dois anos, sem reduzir isso ao trabalho do apoiado institucional, mas fazendo com que o Estado tomasse para si essa demanda. Ele lembrou também que, na Atenção Básica, o Acolhimento já era trabalhado a mais tempo, mas ganhou mais força após o ano de 2011, quando boa parte da legislação relacionada às redes de atenção à saúdas tem o acolhimento como premissa básica. "Obviamente não basta só a legislação, pois entre a norma e o cuidado há o processo de trabalho. Não se muda o acolhimento num serviço de saúde só com uma norma, portaria, lei. É preciso mudar o processo de trabalho, e a PNH aposta nessa mudança, incluindo o gestor, o trabalhador e o usuário na discussão,” afirmou Machado.
Neste sábado, 15 de março, a Política Nacional de Humanização oferece outro mini-curso na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, com o tema Clínica Ampliada.
Participe!