Planejamento Coletivo de Humanização dos Hospitais e Santas Casas do DRS XIII
A Comissão Organizadora composta por profissionais do Departamento Regional de Saúde XIII, Hospital Estadual, MATER, Hospital Santa Teresa, Hospital das Clínicas e CAIS SR realizou dia 19/03 no DRS XIII a reunião técnica com o objetivo de programar a 1ª reunião do Coletivo de Humanização dos Hospitais e Santas Casas.
Formato: Foi registrado na programação da semana Nacional de Humanização o 1º Coletivo que acontecerá no dia 11/04, serão convidados as 24 instituições entre Hospitais e Santas Casas da abrangência da Regional.
O Dia: Será realizada uma dinâmica de apresentação, expor a importancia da constituição e fortalecimento dos Centros Integrados – CIH e Acolhimento, porém estes são temas que serão pautas de outras reuniões, o Coletivo deverá acontecer mensalmente para que se tenha o fortalecimento do apoio institucional, troca de saberes e experiências.
Élida Rodrigues Luchesi
Diretora de Humanização
CDQ – DRS XIII – Ribeirão Preto
Por Élida Rodrigues Luchesi
Coletivo de Humanização dos Hospitais e Santas Casas do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto – DRS-XIII
O Coletivo de Humanização dos Hospitais e Santas Casas do Departamento Regional de Saúde DRS-XIII – Ribeirão Preto é uma comissão formada por representantes de 24 Instituições da abrangência da Regional. O Coletivo tem o objetivo de troca de experiências entre os integrantes e o apoio técnico por parte do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS – CDQ.
Já foram realizadas 12 reuniões, completando um 1 ano de atividades. As reuniões acontecem às segundas terças-feiras de cada mês no DRS-XIII.
Todas as reuniões são norteadas pela Política Nacional e Estadual de Humanização, neste ano foram apresentadas várias experiências e discutidos temas pertinentes a valorização profissional e a melhoria no atendimento.
Foram abordados:
• experiência do município de Ribeirão Preto, “Acolhimento com Classificação de Risco nas Unidades de Saúde”,
• exibição do vídeo com a experiência do Hospital Odilon Beren,
• planejamento de ações de acordo com as dificuldades apontadas,
• apresentação sobre a Atenção Básica da Região,
• Apresentações das Portarias das Santas Casas SUStentáveis e Indicadores (Centro Integrado de Humanização – CIH, Plano Institucional de Humanização,
• PIH, Ouvidoria, “Voz do usuário, Visita Aberta, Pesquisa de Satisfação do Usuário SUS, Direito de Acompanhante, Classificação de Ambiência, Colegiado Gestor),
• experiências do Centro Integrado de Humanização – CIH do Hospital Estadual – HERP e Hospital das Clínicas – HCFMRP,
• experiências da Ouvidoria e Visita Aberta da Santa Casa de Sertãozinho e Hospital de Misericórdia de Altinópolis.
O CDQ do DRS-XIII tem o Coletivo como um espaço potente para alinhar conceitos e multiplicá-lo nas Instituições Hospitalares da Região, vindo de encontro com as avaliações das reuniões realizadas com os participantes.