HumanizaSUS participa de comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental

15 votos

 

Na manhã desta sexta-feira o coordenador da Política Nacional de Humanização Dário Pasche participou de mesa temática "Saúde Mental nos Cuidados Primários: Melhoria do Tratamento e Promoção da Saúde Mental". O evento aconteceu no Auditório Emílio Ribas, no Ministério da Saúde, em Brasília – DF.

Em sua fala, Pasche afirmou a luta radical da PNH contra o autoritarismo ainda presente no sistema de saúde e exemplificou as ofertas da PNH para um novo modo de fazer no SUS, com a inclusão dos sujeitos, suas redes socio-afetivas e os movimentos sociais.

O tema da saúde mental na atenção básica é relevante e atual, pois de acordo com dados da coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claonara Schilling,  mais de 60% da população atendida na atenção primária tem algum diagnóstico de saúde mental e cerca de 56% das equipes de saúde da família realizam ações nessa área.

O evento também divulgou experiências em saúde mental que receberam reconhecimento do Ministério da Saúde e em breve estarão disponibilizadas no site do Departamento de Atenção Básica.