“Não estamos lutando sozinhos”

17 votos

É com essa fala de esperança que Andreia Silva, representante do Hospital de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad, expressou a alegria de ter participado do Concurso cultural “Somos o SUS que dá certo”, durante fala de apresentação no evento de abertura da Semana Nacional de Humanização, nesta segunda-feira (07/04), em Brasília.

img_05231.jpg

Para Andreia, a mostra possibilitou perceber que o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores de saúde do hospital, em Goiânia (GO), não era uma experiência pontual, mas uma aposta coletiva no fortalecimento do SUS, que vem se repetindo a cada dia pelos trabalhadores de saúde e usuários do sistema espalhados por todo o país, como demonstrado nas experiências relatadas pelos vídeos que concorreram à mostra. “Isso nos motiva a continuar lutando e a dizer que o SUS dá certo”, apontou. 

Premiado com Menção Honrosa na abertura da atividade pelo ministro da saúde, Arthur Chioro, o vídeo “Práticas de acolhimento no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad”, apresenta experiências de humanização dos serviços de saúde vivenciados pelos trabalhadores e usuários do hospital, como a acessibilidade aos usuários com deficiência auditiva, por meio de curso de libras, bem como o acolhimento com classificação de risco, e a cogestão através do conselho local de saúde que inclui trabalhadores e usuários.

O vídeo “Humanização do parto” também recebeu menção, ao demonstrar a prática das recomendações da Organização Mundial de Saúde para a assistência humanizada ao parto, desenvolvida pelo instituto, em Campina Grande (PB). A humanização do parto relatada no curta,  segue as evidências científicas mais recentes, com foco no benefício das  usuárias,  sensibilização de outros profissionais de saúde que atuam na assistência ao parto, além do treinamento de estudantes. O recebimento da premiação ficou por conta da representante do instituto, Nicole Viana Leal. 

As experiências que receberam a Menção Honrosa, foram selecionadas pelo Voto Popular na Rede HumanizaSUS, a partir do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo, iniciativa do Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização.

A Semana Nacional de Humanização segue até sexta-feira (11), com mais de 700 atividades – entre debates, oficinas, fóruns, plenárias, roda de conversa, exposições –, organizadas por gestores, trabalhadores e usuários do SUS, em mais de 180 cidades pelo país. A atividade é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (PNH).