CAPACITe-SUS
I- Introdução
Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi desenvolvida pelos doutorandos Acynelly Dafne da Silva Nunes, Ana Clara Batista Azevedo e Ruan de Andrade Fernandes, do 9º período, sob coordenação da professora Ana Tania Lopes Sampaio, tutoria da professora Vilani Medeiros de Araújo Nunes, preceptoria do médico Jailton Barbosa de Oliveira e da enfermeira Maria Gracimani S. P. Trindade. Foi empreendido na Unidade Básica de Saúde da Vila São José, no município de Macaíba – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN).
Após um período de vivência na comunidade, onde foram desenvolvidas atividades como a realização do processo de territorialização em área adstrita à UBS da Vila São José, o desenvolvimento de uma roda de cogestão na Unidade e a experimentação do convívio com a realidade enfrentada cotidianamente pela equipe multidisciplinar de saúde da UBS, um dos principais problemas apreendidos foi a dificuldade da equipe em preencher as fichas do SIAB, o que prejudica a análise dos dados – e o consequente planejamento de ações em saúde -, além da iminência da implantação do sistema e-SUS AB CDS naquele município. Diante disso, foi escolhida como tema para intervenção a capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para preenchimento adequado dos novos instrumentos de coleta de dados do e-SUS AB.
A intervenção desenvolvida teve como objetivo geral facilitar o processo de transição da equipe do SIAB para o SISAB. Seus objetivos específicos foram explicitar a importância do e-SUS no aprimoramento da qualidade da assistência, identificar as dificuldades dos profissionais no preenchimento das novas fichas e auxiliar na solução dos problemas, e traçar estratégias para minimizar o tempo despendido no preenchimento das fichas.
II-Metodologia
Para a capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para o preenchimento das fichas do e-SUS AB, inicialmente foi feita uma explanação sobre o sistema e-SUS e sua inserção no processo de reestruturação da atenção básica, seguida da apresentação de vídeos explicativos sobre como realizar o preenchimento dos novos instrumentos de coleta de dados. Em continuidade, as sete fichas da Coleta de Dados Simplificada foram distribuídas aos participantes e apresentadas na íntegra, com discussão dos campos que podem gerar dúvidas. Por fim, foi desenvolvida uma oficina para treinamento prático dos profissionais, utilizando casos clínicos fictícios.
Essas atividades de capacitação foram desenvolvidas pelos doutorandos Acynelly Dafne da Silva Nunes, Ana Clara Batista Azevedo e Ruan de Andrade Fernandes, os quais fizeram uso de projeção de slides e de vídeos e cópias das fichas do e-SUS AB.
III-Conclusão/resultados
O projeto de intervenção alcançou os objetivos propostos de forma integral. A capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para o preenchimento das fichas do e-SUS permitiu o treinamento da coleta e do registro dos dados, sendo de fundamental importância, já que a qualificação da gestão da informação é um passo fundamental para a melhoria na qualidade da assistência, pois gera subsídios para o planejamento das ações em saúde a serem desenvolvidas no território a partir de uma análise fidedigna da realidade comunitária, possibilitando individualizar a atuação da equipe sobre o processo saúde-doença daquela comunidade para maior eficácia. A execução mostrou-se um importante momento de integração da equipe e dela com os doutorandos participantes, criando um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências entre os diversos profissionais, fortalecendo a atenção básica naquele território.
Por Shirley Monteiro
Voces da Saúde Coletiva nas unidades do SUS, sempre uma ótima contribuição.
Reconheci também, aluna ACS ou TEnf. do Projeto Caminhos do Cuidado– Formação em Saúde Mental Cráck Alcool e outras drogas – MS, Fiocruz, GHC. Curso com ótimo conteúdo trazendo o tema da Redução de Danos para as rodas de conversa de todas unidades básicas de saúde do país, através dos Agentes Comunitários de Saúde.
Para conhecerem mais, ACESSEM os ótimos vídeos:
https://www.caminhosdocuidado.org/
Abraços,
Shirley Monteiro