ACONTECIMENTOS DA II SEMANA CULTURAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL DE MARILIA/SP

12 votos
mar.jpeg
 
 
A LUTA ANTIMANICOMIAL
O dia 18 de maio é marcado como o dia nacional da Luta Antimanicomial, movimento social que busca a transformação das relações entre loucura e sociedade, combatendo todas as figuras de aprisionamento e exclusão dos chamados loucos. Em 2013, Marília-SP inseriu-se no calendário da Luta Antimanicomial, promovendo a “I Semana Cultural da Luta Antimanicomial – Marília/SP” com diversas atividades: rodas de conversa, panfletagem, passeata, apresentações e oficinas artísticas – que envolveram usuários dos serviços de Saúde Mental da cidade, seus familiares e profissionais destes serviços.
 
II SEMANA CULTURAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL DE MARÍLIA/SP – 2014
Neste ano, 2014, foi formada uma comissão autônoma e independente, composta por profissionais, usuários dos serviços, líderes comunitários, acadêmicos e voluntários para construir a 2ª edição do evento. Aconteceram atividades durante todo o mês em diferentes pontos da cidade sendo que a maior parte destas se concentrou na semana de 12 a 15 de maio: oficinas, debates, exposição, exibição de filmes, manifestações culturais, plenária, etc.
 
Encerrada a Semana mas não a Luta, nosso intuito agora é consolidarmos esta organização coletiva enquanto frente ou fórum permanente, a partir de um manifesto nascido das discussões, reivindicações e sugestões apresentadas na plenária do dia 15 de maio – o qual sera apresentado às secretarias e gestores do município como forma de manter mobilizada rede de serviços de saude mental de Marília em prol das tranformações preconizadas pela novas políticas de atenção em saúde mental.
 
Agradecemos a todos os que compuseram este agenciamento de forças e desejos:
Conselho Regional de Psicologia CRP/SP, CREFITO 3, Secretarias da Cultura e da Saúde de Marília, CAPS Com-Viver, CAPS AD, Ambulatório de Saúde Mental, Hospital Espírita de Marília, DACA Famema, UNESP Marília, HGR Cópias, CT Malharia, AC Aluguel Mesas e Cadeiras, Videolocadora Canal 10, Correio Mariliense, Diario de Marilia, Jornal O Dia, Camara Municipal de Marília,  EMDURB, Radio Clube, Radio 950 AM, Canal 04, Canal 09, Casa Ono, Carretel Armarinhos, Supermercado Kawakami, Padaria São Judas, Refrigerante Conquista, Rede dos Fazedores de Arte na Atenção Psicossocial do município de São Paulo, SENAC Marília, APAE Marília, EJA Prof. Nelson Gabaldi, Líderes Comunitários,  Grupos: Banda em Balde, Loko na Boa e Dupla MvM, Atelier du Chocolate e tantos parceiros nesta causa.