Grupos de Educação em Saúde em: “Cantinhos de Contos” / São Sepé /RS
Este é um dos Grupos de Educação em Saúde do HIPERDIA de São Sepé, chamado pelos próprios participantes de "Parceiros da Alegria"! Eles se encontram duas vezes por mês, há quase quatro anos. Em um dos encontros, configuram o que chamaríamos de Grupo de Atividades; e, outro, um Grupo Terapêutico? Bem, acho que para nós essa divisão já perdeu o sentido totalmente!!
No entanto, em um desses dias, "as participantes" (faltava o Sr. Mauro na ocasião), rebelaram-se porque não conseguiram viajar para o encontro dos grupos da melhor idade (?), na Oktoberfest/RS, devido as vagas limitadas!
( Link/Oktoberfest: https://redehumanizasus.net/node/8415 )
Decidiram, então, formar a "Associação dos Estradeiros", com mensalidades "fixas" (organização total!!), "apenas para viagens"!
D. Cotinha sonha em conhecer o mar! D. Generosa "morre de medo" porque nunca viu algo tão grande (o mar), mas jura que vai "se todas forem"… O assunto surgiu, entre outros "contos/histórias de D.Aldemira" e tomou corpo durante o mês de outubro. A cada encontro dos outros grupos do HIPERDIA, fomos convidando o pessoal! Eu achei ótimo! … e olha só…
Resultado: 1ª Reunião da Associação dos Estradeiros
Dia: 09/11
Horário: 14h
Local: Ambulatório Central
Organização: D. Celi
E, este é outro vídeo sobre "Cantinhos de Contos"… O material todo (tapetes, bonecas…) foi confeccionado pelos "Parceiros da Alegria" (vídeo acima) e irá circular pelos grupos, encontros do GTH e encontrão da SMS… Isso tudo, graças a Tenda do Conto do RN! (Oi! Eu disse que os créditos seriam divulgados!!!)
"Esperamos que goste"… "Já estavam cobrando-me" esses vídeos… Elas queriam vê-los na rede!!! Estão impossíveis!! Ótimo!
Luciane Martins e Adriana Martins/ São Sepé – RS
Apoiadoras Institucionais da PNH
Por jacqueline abrantes gadelha
Queridas Lu e Adri,
Têm idéia da emoção provocada pelo trabalho de vocês?
Tenho uma enorme curiosidade: como fazem para produzir vídeos tão lindos, com músicas, imagens e sons tão perfeitos em tão pouco tempo?Tenho uma imensidão de imagens aqui no computador …três anos de tendas do conto, querem me ajudar?
Bem, tentarei traduzir em palavras o que senti vendo este post sabendo que estou me arriscando a ser infiel àquilo que me enche de alegria nesse momento.
Dá vontade de “ganhar o mundo” com essa turma e ser também uma estradeira!
Um relato que não me sai da memória até hoje é o de uma das nossas “contadoras de histórias”daqui sobre a primeira vez que viu o mar. Caso ainda não tenham lido, visitem o post o abraço do mar:
https://redehumanizasus.net/node/4709
Agora vão ficar devendo o vídeo dessa história, tá?
Dona Adelmira, você é linda!!!! Provoca-nos risos ao dizer que “adorava aquela praga”, que nem era o primeiro nem o segundo…era o terceiro, tal qual a bela canção de Chico Buarque “Terezinha”. Será que conhece a canção?
Os fuxicos, as bonecas, a tesoura a cortar o tecido, moldando, transformando tudo… a entonação das diferentes vozes ao contar as histórias, passeando dentro da gente, revolvendo sentimentos, devolvendo paixões, amor pelo outro e pela vida!
Mesa de enfermeira? Claro que não! Casa, aconchego, conversa bem ouvida, passados postos à mesa, projetos de vida entrelaçados com um presente muito bem vivido.
Amei o cantinho dos contos! Os Méritos, créditos e tudo o mais são todos de vocês!
Quem dera pudéssemos juntar cantinho e tenda um dia, não?
Beijos, abraços,
Jacqueline (muito feliz com esse encontro)