Um breve relato de parto

12 votos

Por Carolina Iná

Ontem vivi a experiência da descoberta do que é um verdadeiro parto humanizado.
Há pouco mais de um ano venho pesquisando muito sobre este outro e maravilhoso jeito de trazer nossos bebês ao mundo, mas eu ainda achava que parto humanizado era sinônimo de parto sem intervenções. Eu estava enganada.
Meu Fabrício precisou vir ao mundo um pouquinho antes do tempo convencional (mas felizmente não antes do seu tempo), e para isso o parto natural, sem intervenções deixou de ser uma possibilidade para nós.
Foi um desafio e tanto! Eu precisei encarar os meus medos e meus fantasmas. Mas eu tinha ao meu lado uma equipe fantástica!
Embora eu tenha precisado de muitas intervenções, tive a confiança de um trabalho feito com base em evidências científicas, com a preocupação central de sempre priorizar o bem estar do Fabrício e meu também. O respeito e o apoio constantes de todos os profissionais na equipe foram fundamentais para conseguirmos juntos o melhor desfecho para nós dois.
No fim, não tive o parto "sonhado", mas tive o parto real, possível e respeitoso. Com um desfecho maravilhoso de uma experiência afetiva indescritível e um bebê saudável e muito bem recebido! E sem as intervenções eu não teria conseguido!
Só tenho a agradecer a toda a equipe que direta ou indiretamente me ajudou a realizar o sonho de parir! Muito obrigada Dolores Nishimura, e toda sua equipe: Ana Paula Portela e André Salani, ao Dr Ricardo Coutinho e à Dra Ciça Oliveira Gomes, à Andrea Steiof minha doula e à minha parteira Ana Cristina Duarte, e também à Daniela Andretto que me ajudou neste caminho de busca pessoal!
Gratidão Eterna!