REDE SAMPA – Saúde Mental Paulistana
Rodas de conversa sobre a SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Encontros Regionais para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Cordenadoria Regional de Saúde Sudeste
Participei ontem de uma roda de conversa bastante produtiva em São Paulo, na região do Ipiranga, como forma de reunir os profissionais da RAPS paulistana em torno da reestruturação/consolidação da atenção à saúde mental na infância e adolescência.
O encontro foi composto pela apresentação da estruturação proposta para a RAPS, apresentação das Escolas Municipais de Saúde Regionais ( Sudeste ), ações previstas pelo Projeto REDE SAMPA e a proposta de qualificação por intermédio de cursos voltados para o cuidado em saúde mental.
A iniciativa se pauta nas ações do SUS, colocando em prática a "responsabilidade institucional pela ordenação da formação profissional na área da saúde, adotando a Política de Educação Permanente em Saúde como estratégia para garantir a aprendizagem significativa e a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações as para as ações de desenvolvimento profissional".
Vieram trabalhadores, gestores de unidades das Redes Básica, de Atenção Psicossocial e Hospitalar, respondendo ao apelo de uma construção conjunta para afinar as linhas de cuidado com a realidade de cada região nos cursos a serem ministrados. Assim como a escuta dos territórios, a roda quer dar voz a todos e incluir nos cursos a figura do trabalhador de saúde mental como objeto de cuidados também.
Mesa organizadora do encontro: Silvana Rabello ( coordenadora da Área de Saúde Mental na Infância e Adolescência do projeto SAMPA ), Sandra ( região sudeste ), Janaína Diogo ( gabinete de SMS ), Cristiane Mehry ( coordenadora da Escola Municipal de Saúde ) e Fernando A. Silva ( coordenador da Escola Municipal de Saúde – Regional Sudeste ).
Veja o Projeto REDE SAMPA no anexo abaixo: